Nos próximos dias 22 (sex) e 23 (sáb) de agosto, o espetáculo de dança contemporânea “Corpos Estelares e Falsos Brilhantes” contará com duas apresentações gratuitas em São Paulo, no Teatro da Unesp. Após o sucesso das apresentações em Brasília, neste ano, o grupo CEDA-SI realiza turnê com passagem por Salvador (BA), Belém (PA) e Uberlândia (MG), além de São Paulo (SP). A obra de dança é Inspirada no universo musical de Elis Regina (1945-1982) com direção de Diego Pizarro, que aos 14 anos foi arrebatado ao ouvir a voz da cantora pela primeira vez.
“Não é uma obra biográfica. É sobre como aquela voz, a melodia e os temas das músicas de seu repertório são capazes de co-mover as pessoas”, conta. Diego destaca ainda a importância de recuperar o legado artístico da cantora gaúcha para as novas gerações.
“Corpos Estelares e Falsos Brilhantes” é um projeto realizado com recursos do Fundo de Apoio a Cultura do Distrito Federal e resultado de anos de pesquisas do diretor e coreógrafo, iniciadas em sua graduação em Artes Cênicas, na Universidade de Brasília, até ser aprofundada em sua investigação de pós-doutorado, na qual Pizarro estudou a expressão vocal a partir de princípios somáticos dançantes. Ele trabalha a ideia do que chama de “Anatomia Corpoética”, ou seja, movimentos que surgem das provocações da sensorialidade dos sistemas corporais. Trata-se de um modo de criar no qual o que o público vê no palco é uma resposta de quem dança aos estímulos sonoros do repertório musical e artístico de Elis em seus corpos.
Para que a criação da obra fosse o mais profunda e poética possível, o processo envolveu a leitura coletiva, pelo elenco e equipe técnica, da biografia mais completa e recente “Elis Regina – Nada será como antes”, de Júlio Maria. A atmosfera única e imersiva do espetáculo se intensifica com a trilha sonora de João Lucas, músico português especialista em criação musical para dança que isolou a voz de Elis e compôs uma faixa totalmente nova.
No sábado (23) a apresentação é acessível, com audiodescrição e tradução simultânea para libras. As cidades e os locais de apresentação escolhidos para receber a obra reforçam o compromisso do grupo com a democratização da arte e o diálogo com estudantes e novos públicos pelo país. O projeto é realizado com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal.
FICHA TÉCNICA
Direção geral, pesquisa, concepção e coreografia – Diego Pizarro
Direção artística, preparação musical e rítmica – Victória Oliveira
Assistência de direção – Sabrina Cunha
Coordenadora administrativa, gestão e produção – Jaqueline Marques
Desenho de luz e coordenação técnica – Ana Quintas
Criação musical – João Lucas, incluindo releituras de canções interpretadas por Elis Regina, de composições de Paulinho da Viola, Gilberto Gil, Roberto Carlos/Erasmo Carlos, João Bosco/Aldir Blanc, Edu Lobo/Vinicius de Moraes, Milton Nascimento/Ronaldo Bastos, Milton Nascimento/Fernando Brant e Dante Marchetti/Maurice de Féraudy/Armando Louzada
Cenografia e figurinos – Roustang Carrilho
Pessoas dançarinas: Camilla Nyarady, Cleani Calazans, Guilherme Victor, Isabel Oliveira, Romulo Santos
Assessoria de comunicação – Ona Murka
Assistência de produção – Dany Cristina
Designer gráfico – Ricardo Augusto Mendes dos Santos
Foto, vídeo e projeção – Tom Lima
SERVIÇO:
“Corpos Estelares e Falsos Brilhantes”
O quê: Espetáculo de dança contemporânea
Quando: 22 e 23 de agosto às 19h
Onde: Teatro Reynuncio Lima – UNESP (R. Jorn. Aloysio Biondi, 215, Barra Funda)
Quanto: Gratuito. Retirada de ingressos uma hora antes no local.
Acessibilidade: Tradução em libras e audiodescrição (sáb 23)
Informações do evento
Datas e Horários:
22 de agosto de 2025
até 23 de agosto de 2025
19:00 às 20:15 -
Sexta-Feira
19:00 às 20:15 -
Sábado
Entrada Gratuita
Classificações: 14 anos
Acessibilidade: Com Acessibilidade
Capacidade de pessoas: 100
E-mail: [email protected]
Formato do Evento: Presencial
Local: Teatro Reynuncio Lima - UNESP
Endereço: Rua Jornalista Aloysio Biondi, 215 - São Paulo / SP - 01140-151
Localização: