Epifania do grego “epiphanéia”, podendo ser traduzido literalmente como “manifestação” ou “aparição”, é uma súbita sensação de entendimento ou compreensão da essência de algo, também pode ser um termo usado para a concretização de um sonho com difícil realização. O termo é usado nos sentidos, filosófico e literal, para indicar que alguém “encontrou finalmente a última peça do quebra-cabeça e agora consegue ver a imagem”.
O propósito de movimento é resgatar a beleza e virtuose de saltos, giros e linhas do ballet clássico em um corpo do século XXI, com uma nova roupagem de vivência e bagagem da dança contemporânea, nesse contexto a pesquisa corporal inclui sincronismo aplicado em movimentos com desarticulação, quebra de linha de rigidez e técnica de chão, dentro de um padrão de continuidade anatômica. Assim, as sapatilhas de ponta se tornam ferramentas para a dança contemporânea.
O cenário é composto por várias portas brancas com suas respectivas fechaduras, que conforme se encaixam, criam um desenho abstrato com formas e intenções diversas que representam as portas para captação de estímulos externos e acesso interno individual de cada pessoa.
A obra carrega consigo a proposta de investigar os processos pelos quais a epifania, no sentido filosófico, é alcançada, não apenas para compreender a súbita sensação de entendimento em si, mas, especificamente, quando ela se dá com o foco na origem e nos porquês da vida humana.
O coreógrafo reúne o material da pesquisa teórica sobre epifania, juntamente com a técnica clássica, resgatando o virtuosismo e estética, a dança contemporânea e textura, fazendo com que todos esses elementos direcionam a ambientação cenográfica, a movimentação, o formato e a atmosfera da obra.
O desejo é de se comunicar com o público, criar um canal onde as experiências de palco sejam uma troca entre bailarinos e plateia. O intuito é que toda a pesquisa da obra seja experimentada junto aos espectadores.
Epifania é o momento efêmero de súbita compreensão da existência no mundo através de instantes no qual o indivíduo consegue ancorar sua consciência no momento presente, aprimorar os sentidos, e se sentir mais vivo.
Sobre a Intuição Companhia de Dança
Criada em 2017 por Vinícius Anselmo, a Intuição Companhia de Dança investiga, pesquisa, cria e circula um mover de “dentro para fora”, de escuta do corpo em sua subjetividade, e de encontro com o prazer e senso de humor. A filosofia do grupo é tirar o Ballet de uma zona contemplativa e trazer essa técnica para um lugar de pesquisa conceitual e contemporânea, onde as propostas de trabalho visam questionar a estrutura social no âmbito psicológico que impactam diretamente em assuntos urgentes como a preservação ambiental, igualitarismo, política e cidadania.
Sobre Vinícius Anselmo – Diretor e Coreógrafo
Membro do Conselho Internacional de Dança, sede em Paris, na França; Diretor da Escola Ballet Educart em São Paulo; contemplado pelo Programa da Prefeitura Municipal de São Paulo, Fomento à Dança em 2017 e 2018; contratado como primeiro bailarino na companhia Albany Berkshire nos Estados Unidos. Integrou as companhias: Ballet Stagium e StacattoSP em São Paulo; Convidado para compor a banca de jurados do Festival Urizzi Dance; Convidado para compor a Comissão de Especialistas de seleção de trabalhos no Festival de Dança do Triângulo em Uberlândia. Realizou Cursos de aperfeiçoamento em Broadway Center, Steps on Broadway, Central Arts e Peridance em Nova York; Coreógrafo premiado em importantes festivais nacionais e internacionais como Tanzolymp (Alemanha), YAGP (Nova York) e Festival de Dança de Joinville (Brasil); Convidado a compor a banca de exames Escola de Dança do Theatro Municipal de São Paulo; Teve seu trabalho ‘Eu Digital’ premiado e escolhido para se apresentar na noite de Gala em Berlim na Alemanha, Theater des Westens, dividindo o palco com grandes companhias como Staatsballett Berlin e Teatro Mariinsky; Estudou em Paris na França o repertório e construção coreográfica de grandes nomes como Jiri Kilyan, Ohah Naharin, Cristal Pite e Sharon Eyal.
Obra: “Epifania” (2018)
Diretor/Coreógrafo: Vinícius Anselmo
Assistente de direção/ Comunicação: Taty Tieri
Produtora: Thalita Falk
Bailarines: Jeison Lopes, Heloisa Magalhães, Luca Salvatore, Márcio Vittorino, Rodrigo Cucorocioe e Thalita Falk
Bailarinos estagiários: Bruno Lobo, Danielle Suyeyassu , Pedro Nascimento, Helena Serpa, Ingrid Santos Costa
Pianista: Bia Francine
Figurino: Cleuza Torres
Iluminadores: Marcel Rodrigues, Diego Rocha (Coletivo Proscênio)
Técnico de som: Coletivo Proscênio
Cenário: Coletivo Proscênio
Gestão Cultural: Tieri
Assessoria de Imprensa: Flavia Fusco Comunicação
Libras e Audiodescrição: AllDub
Projeto contemplado pelo ProAC 04/2023 – DANÇA/CIRCULAÇÃO DE ESPETÁCULO
Informações do evento
Datas e Horários:
7 de junho de 2024
até 9 de junho de 2024
19:00 às 20:00 -
Domingo
19:00 às 20:00 -
Sexta-Feira
19:00 às 20:00 -
Sábado
Entrada Gratuita
Classificações: livre
Acessibilidade: Com Acessibilidade
Formato do Evento: Presencial
Local: Teatro Paulo Eiró
Endereço: Avenida Adolfo Pinheiro, 765, de 197 a 1195 - lado ímpar - São Paulo / SP - 04733-100
Localização: