Crédito da foto: Divulgação

“A plasticidade viva tem o propósito de estabelecer, através dos exercícios de rítmica, uma íntima aliança entre faculdades físicas e artísticas e também fazer com que a música, em suas infinitas nuances de dinamismo e duração, possa favorecer a educação desse instrumento musical por excelência que é o corpo humano” (Jaques-Dalcroze, 1916)

Este curso, em sua segunda edição online, articula os fundamentos técnico-pedagógicos da Rítmica Dalcroze com a Coreologia de Rudolf Laban, além de rememorar os segredos da Estética Aplicada de François Delsarte, de quem ambos são herdeiros.

José Rafael Madureira é doutor em Educação, Linguagem e Arte pela Unicamp. Iniciou há 30 anos, sob a égide de Joana Lopes, um mergulho livre nas fontes da expressividade dramática, percorrendo as obras de Delsarte, Dalcroze e Laban, entre outros autores de referência, artistas e teóricos.

É pesquisador-líder do Hop Musical – Grupo de Estudos em Métodos e Técnicas de Ensino de Dança, Teatro e Música (CNPq/UFVJM) e tem se dedicado com especial atenção à tradução e interpretação da obra de Émile Jaques-Dalcroze.

Parte dessa pesquisa pode ser apreciada nas produções do Canal Hop Musical.

Informações do evento

Datas e Horários:
28 de julho de 2025 até 1 de agosto de 2025 19:00 às 22:00 - Terça-Feira 19:00 às 22:00 - Quarta-Feira 19:00 às 22:00 - Quinta-Feira 19:00 às 22:00 - Sexta-Feira

Valor: R$ 90,00

Classificações: 18 anos

Formato do Evento: Online

Link: https://www.even3.com.br/fundamentos-da-plasticidade-viva-589714/