No domingo, dia 10 de dezembro, ‘Ensaios Perversos‘ – realizado há 10 anos pela Cia Perversos Polimorfos, sob a direção de Ricardo Gali – estará de volta. O evento, sempre sediado em um local especial na cidade, promove bate-papos provocadores, apresentações de performances em processo ou prestes a estrear e uma festa com DJ para dançar, compartilhar ideias e encerrar a noite. Será realizado no Greta Galpão, um espaço multidisciplinar e acolhedor próximo ao metrô Vila Madalena. A entrada é gratuita.
A casa abre às 15h para receber os participantes do “Conversas sem Fim”, marcado para as 16h, com Alejandro Ahmed, fundador do Grupo Cena 11, de Santa Catarina, e diretor artístico atual do Balé da Cidade de São Paulo, e Ana Teixeira, bailarina, professora das Artes do Corpo na PUC-SP e membro do Comitê Curatorial do Theatro Municipal, com o tema “Irreversibilidade e vida: o tempo nos corpos que dançam”. O bate-papo abordará o impacto do processo de transformação corporal, sua inevitável finitude e como isso influencia as técnicas e expressões artísticas na dança. Ambos levantam questões sobre como manipulamos a plasticidade de nossos corpos e as armadilhas presentes nos conceitos de dança ligados a noções de força e beleza, muitas vezes relacionadas a treinamentos que promovem a ideia de imortalidade.
Às 18h, o evento ‘Preliminares’ começa com a apresentação de Célia Gouvêa em “Nada”, uma obra em processo que emerge do desejo de despertar os sentidos e experimentar estados de esvaziamento, buscando conexão com o âmago do ser, numa abordagem concreta. Com questionamentos sobre nossa identidade, Célia Gouvêa, reconhecida por diversas criações e prêmios em sua trajetória, fez parte da primeira turma do Mudra – Centro de Pesquisa e Aperfeiçoamento de Maurice Béjart, na Bélgica, foi artista residente na Universidade de Illinois, e bolsista na State University de Nova Iorque, além de receber apoio da Fundação Guggenheim, em Lisboa.
Logo após, às 19h, Rebeca Tadiello apresenta “Estudos sobre mover”, um solo em desenvolvimento que explora como imagens relacionadas à ‘segmentação’ se transformam em movimento. Este trabalho – parte de sua pesquisa de mestrado no Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas da ECA-USP (com bolsa FAPESP), sob a orientação de Helena Bastos e influência de Ana Teixeira -, busca analisar os acionamentos e conexões que continuamente moldam o corpo, colocando o movimento como foco central da investigação.
A partir das 20h, DJ Orum comanda o ‘Dance Floor’, levando o público a uma viagem musical atemporal e repleta de ritmos envolventes como música afro-brasileira, house, pop e disco. Reconhecido como um artista multifacetado – educador, produtor e pesquisador musical – DJ Orum tem marcado presença em diversas casas noturnas, como Cine Jóia e Tokyo, além de espaços culturais renomados como Memorial da América Latina, Sesc São Paulo, Tomie Ohtake e Casa das Caldeiras. Também participou de eventos emblemáticos em praças públicas, como os Carnavais de São Paulo, Recife e Olinda. Ele é o idealizador do coletivo Paraíso Perdido, uma fusão de quatro DJs e pesquisadores musicais que compartilham o desejo de criar um ambiente de pista fervente, mesclando sonoridades de house-disco, pop-neo-latino e o funk brasileiro. A festa segue até às 22h.
O evento ‘Ensaios Perversos’ integra projeto da Cia Perversos Polimorfos contemplado pelo programa de Fomento à Dança para a Cidade de São Paulo, da Secretaria Municipal de Cultura. Para mais informações, acesse: www.
Programação
16h – “Conversas sem fim” – “Irreversibilidade e vida: o tempo nos corpos que dançam”, com Alejandro Ahmed e Ana Teixeira
18h – “Preliminares” – apresentação de “Nada”, de Célia Gouvêa
19h – “Preliminares” – apresentação de “Estudos sobre mover”, de Rebeca Tadiello
20h – “Dance Floor” – pista comandada por DJ Orum (até às 22h)
Informações do evento
Datas e Horários:
10 de dezembro de 2023
16:00 às 22:00 -
Domingo
Entrada Gratuita
Classificações: livre
Acessibilidade: Com Acessibilidade
Site: http://www.perversospolimorfos.com.br
Formato do Evento: Presencial
Local: Greta Galpão
Endereço: Rua Pedro Soares de Almeida, 104 - São Paulo / SP - 05029-030
Localização: