No dia 09/10, às 20h, no Salão Nobre do @mariantoniausp, acontece a conferência ENSAIOS EXPANDIDOS, mais uma ação do Núcleo de Dança do TUSP na capital, a primeira em parceria com o Balé da Cidade de São Paulo.
A conferência inicial contará com falas de diretor artístico e coreógrafo residente Alejandro Ahmed, da coordenadora artística administrativa e bailarina Fernanda Bueno e das coreógrafas Marcela Levi e Lucía Russo.
O Núcleo de Dança do Teatro da Universidade de São Paulo é algo que se vai configurando aos poucos, tanto a partir de programas como os Ensaios Coreográficos do TUSP quanto a partir dos recentes encontros e trocas com pesquisadores e artistas das artes do corpo. André Lepecki, Luciane Ramos-Silva e Vitor Hamamoto, são alguns dos nomes que estiveram conosco em atividades formativas que colaboram para que a ideia do Núcleo ganhe forma.
O mais novo passo acontece nestes ENSAIOS EXPANDIDOS, projeto com coordenação do diretor artístico do Balé, o coreógrafo Alejandro Ahmed e de José Fernando Peixoto de Azevedo, vice-diretor do TUSP, buscando integrar a perspectiva formativa da Universidade a elementos dos processos de criação do Balé, de seus coreógrafos convidados e dos artistas integrantes do grupo.
Alejandro Ahmed é coreógrafo residente, diretor artístico e dançarino. Atualmente é diretor artístico do Balé da Cidade de São Paulo. Como coreógrafo autodidata, o seu trabalho se desenvolveu como resposta à necessidade que tinha de integrar as suas visões particulares do mundo e da dança que vinha experimentando. Também atua como diretor artístico e performer do grupo Cena 11 Cia. de Dança, com o qual desenvolve uma técnica que busca a produção da dança em função do corpo e de suas extensões.
Fernanda Bueno é bailarina, coreógrafa, jornalista, curadora, produtora, gestora e ativista cultural. Formada pela Escola Municipal de Bailados em São Paulo, graduada em jornalismo e mestranda em Gestão e Políticas Públicas na FGV/SP, é atualmente a coordenadora artística-administrativa no Balé da Cidade de São Paulo, do corpo artístico do Theatro Municipal de São Paulo e diretora-executiva da Axé No Corre Produções e do Instituto Artxs; vice-presidente e diretora administrativa e financeira do CÉU – Museu de Arte a Céu Aberto.
Marcela Levi é coreógrafa e performer do Rio de Janeiro. Formada pela Escola de Dança Angel Vianna, foi artista residente no centro de arte Les Recollets (França), no Programa Artistas en Residencia – Casa Encendida / Aula de Danza (Espanha), no Espaço Cultural Azala, (Espanha), no Laboratório de Criatividade Urbana ON.OFF, Guimarães 2012 – Capital Europeia da Cultura (Portugal), e artista convidada no programa Rio Occupation London, na London Cultural Olympiad.
Lucía Russo é coreógrafa e performer argentina. Estudou artes cênicas no Centro Cultural Rojas (Universidade de Buenos Aires) e no EDDC (Holanda). Foi professora titular de composição coreógráfica, coordenou o projeto Diálogos: Intercâmbio de processos de criação (2006/8), em parceria com a Red Sudamericana de Danza, em diferentes cidades da América Latina. Desde 2006 ministra workshops de direção e dramaturgia em universidades e outros espaços de formação na Argentina, Equador, Brasil, México, Uruguai, Chile e na Espanha.
Em 2010, Marcela e Lucía Russo (Patagônia, Argentina) fundaram, no Rio de Janeiro, a Improvável Produções, uma plataforma de formação, pesquisa e criação na qual apostam em uma direção polifônica em que diferentes posições inventivas se entrecruzam em um processo que acolhe linhas desviantes, dissenso e diferenças internas como força crítica construtiva.
Informações do evento
Datas e Horários:
9 de outubro de 2024
20:00 às 22:00 -
Quarta-Feira
Entrada Gratuita
Classificações: livre
Acessibilidade: Com Acessibilidade
Site: http://www.usp.br/tusp/?portfolio=ensaios-expandidos-bale-da-cidade-de-sao-paulo
Formato do Evento: Presencial
Local: Salão Nobre | Centro Maria Antonia da USP
Endereço: Rua Maria Antônia, 294 - São Paulo / SP - 01222-010
Localização: