A palavra “encantado”, do latim incantatus, designa algo que é ou foi objeto de encantamento ou de feitiço mágico. ‘Encantado’ é também sinônimo de maravilhado, deslumbrado ou fascinado e também uma expressão de cumprimento social.

No Brasil, a palavra ‘encantado’ tem ainda outros sentidos. O termo se refere às entidades que pertencem a modos de percepção de mundo afro-ameríndios. Os ‘encantados’, animados por forças desconhecidas, transitam entre céu e terra, nas selvas, nas pedras, em águas doces e salgadas, nas dunas, nas plantas, transformando-os em locais sagrados.

______________________________


Como encantar nossos medos e nos colocarmos no coletivo, próximos uns dos outros? Como encantar o que nos cerca , imagens , danças e paisagens e transformá-las em nossos corpos  e ideias?  Como entrar  em encantamento e nos acoplarmos, nós e o ambiente, em arranjos variados  e ir ao encontro dos seres viventes em toda a sua diversidade?

 

______________________________

São seres que atravessam o tempo e se transmutam em diferentes expressões da natureza. Não experimentaram a morte, mas seguiram em outro plano, ganhando atribuições mágicas de proteção e de cura. Deste modo, as ações predatórias que ameaçam a vida na Terra, a destruição sistemática das florestas, dos rios e do mar impactam também a existência dos Encantados. Não há como separar os encantados da natureza ou a natureza desses seres.

Ficha Técnica

Criação:  Lia Rodrigues

Dançado e criado em estreita colaboração com  Leonardo Nunes, Carolina Repetto, Valentina Fittipaldi, Andrey Da Silva, Larissa Lima, Ricardo Xavier, Joana Lima, David Abreu, Matheus Macena, Tiago Oliveira, Raquel Alexandre

Assistente de criação: Amália Lima

Dramaturgia:  Silvia Soter

Colaboração artística  e imagens:  Sammi Landweer

Criação de luz:  Nicolas Boudier com assistência técnica de  Baptistine Méral e  Magali Foubert

Operação de luz: Jimmy Wong

Trilha sonora/mixagem: Alexandre Seabra (a partir de trechos de músicas do  povo GUARANI MBYA/aldeia  de Kalipety da T.I. Tenondé Porã, cantadas e tocadas  durante a marcha de povos indígenas em Brasília em  agosto e setembro de 2021 contra o ‘marco temporal ‘, uma medida inconstitucional, que prejudica o presente e o futuro de todas as gerações dos povos indígenas).

Produção e difusão: Colette de Turville com assistência de Astrid Toledo

Administração França: Jacques Segueilla

Produção Brasil: Gabi Gonçalves / Corpo Rastreado

Produção e idealização do projeto Goethe Instituto: Claudia Oliveira

Secretária: Glória Laureano

Professores: Amalia Lima, Sylvia Barretto, Valentina Fittipaldi

 Uma coprodução de Scène nationale Carré-Colonnes; Le TAP – Théâtre Auditorium de Poitiers; Scène nationale du Sud-Aquitain; La Coursive – Scène nationale de La Rochelle; L’empreinte, Scène nationale Brive-Tulle; Théâtre d’Angoulême Scène Nationale; Le Moulin du Roc, Scène nationale à Niort; La Scène Nationale d’Aubusson; Kunstenfestivaldesarts (Brussels); Brussels, Theaterfestival (Basel); HAU Hebbel am Ufer (Berlin); Festival Oriente Occidente (Rovereto); Theater Freiburg; l’OARA – Office Artistique de la Région Nouvelle Aquitaine; Julidans (Amsterdam); Teatro Municipal do Porto; Festival DDD, dias de dança; Chaillot – Théâtre national de la Danse (Paris); Le CENTQUATRE-PARIS; e Festival d’Automne à Paris.

 Com apoio de FONDOC (Occitanie)/França; Fundo internacional de ajuda para as organizações de cultura e educação 2021 do ministério federal alemão de Affaires étrangères, do Goethe-Institut et de outros parceiros; Fondation d’entrepriseHermès/França, com a parceria de  France Culture

Informações do evento

Datas e Horários:
17 de março de 2022 até 10 de abril de 2022 18:00 às 19:00 - Domingo 21:00 às 22:00 - Quinta-Feira 21:00 às 22:00 - Sexta-Feira 21:00 às 22:00 - Sábado

Valor: R$ 20,00 a R$ 40,00

Classificações: 16 anos

Acessibilidade: Com Acessibilidade

Capacidade de pessoas: 1010

Site: https://www.sescsp.org.br/unidades/pinheiros/

E-mail: marcia@canalaberto.com.br

Formato do Evento: Presencial

Local: Sesc Pinheiros

Endereço: Rua Pais Leme, 195, lado ímpar - São Paulo / SP - 05424-150

Localização: