Duplos é um projeto de improvisação entre linguagens – dança e música iniciado em 2016 com direção artística de Talita Florêncio e Thiago Salas. O projeto vem realizando séries de encontros, debates e performances com foco em processos que lidam com indeterminação, acaso, escuta e produção de presença.

No dia 29 de Julho será realizada uma performance com a artista convidada Pat Bergantin que se apresenta ao lado do músico Thiago Salas em uma improvisação conjunta. A dupla irá, em tempo real, traçar os caminhos para a manutenção de um fluxo entre camadas de gesto, movimento, imagens e sons, a fim de estabelecer uma relação de consistência que resultará em uma sucessão de acontecimentos. Duplos é um projeto de improvisação entre linguagens [dança/música] iniciado em 2016 com direção artística de Talita Florêncio e Thiago Salas. O projeto vem realizando séries de encontros, debates e performances com foco em processos que lidam com indeterminação, acaso, escuta e produção de presença.

“[…] os trabalhos propostos no âmbito do projeto DUPLOS tratam da poesia envolvida entre corpos que se modulam sem a segurança e a garantia de que algo determinado aconteça, mas sim pela certeza de que a atenção intensificada provocará a emergência de diversas camadas de uma relação. […] Estas camadas surgem então como forças que atravessam e retroalimentam o movimento, o gesto, o contexto acústico, a performance. O projeto propõe a construção de gramáticas temporárias que se concretizam e se fragmentam entre-linguagens, desenvolvendo-se a partir dos estímulos e acordos estabelecidos em tempo real, durante um estado intensificado de presença.”

Vagas: 30 lugares – Distribuição de convites com uma hora de antecedência.


Pat Bergantin possui formação em Balé Clássico pela Escuela Nacional de Cuba e graduação no curso de Letras da Universidade de São Paulo (USP). É autora do método denominado Corpo Antena baseado no reconhecimento do corpo como transmissor, receptor, modulador e transdutor de forças. Desde 2019 integra o núcleo AND Lab São Paulo e o AND Collective, fazendo parte da equipe pedagógica da Escola do Reparar do Modo Operativo AND, metodologia criada pela antropóloga e artista brasileira Fernanda Eugenio. Como coreógrafa e dançarina destacam-se os trabalhos “Mandíbula”, “Égua” e “Contágio”, em colaboração com Josefa Pereira, e “Monstra”, de Elisabete Finger e Manuela Eichner. Desde 2016 tem se apresentado na performance de improviso “Duplos”, de Talita Florêncio e Thiago Salas, atualmente sob o formato Fantasmagoria. Apresentou-se em lugares como Fort Royal (Cannes, FRA/2022), Moderna Museet (Malmö, SE/2020), Bienal de Dança (Campi, BR/2019), FIDCU (Montevidéu, UR/2018) e Museu de Arte Moderna (MAM-SP/2018).

Thiago Salas é mestre em artes e sonologia pela Universidade de São Paulo (USP). Sua pesquisa investiga a relação entre corpo e objeto com foco na crítica acerca da implicação das tecnologias atuais sobre o gesto. Coordenou diversos cursos em espaços como SESC, CCSP, SESI, POIESES, Museus, Universidades e Festivais abordando temas como ambientes de programação criativa, circuitos eletrônicos para criação artística, criação de ambientes integrados em som e imagem por meio de algoritmos computacionais, interfaces de interativas, arte sonora gesto e som. Atuou como compositor e diretor musical em diversos trabalhos de companhias de dança e teatro. Desde 2015 atua em parceria com a artista Talita Florêncio na plataforma de pesquisa e criação APT.LAB que conta com a colaboração de diversos artistas em projetos transdisciplinares. Tem recebido prêmios e financiamentos de instituições como Fundação de Amparo à Pesquisa de São Paulo (FAPESP), Ministerio da Cultura do Governo Federal (MINC), Ministerio de Educación y Cultura de Uruguay (MEC.UY), Programa de Ação Cultural da Secretaria de Cultura de São Paulo (PROAC), Fundação Nacional das Artes (FUNARTE).

Informações do evento

Datas e Horários:
29 de julho de 2023 18:00 às 19:00 - Sábado

Entrada Gratuita

Classificações: livre

Acessibilidade: Com Acessibilidade

Capacidade de pessoas: 30

Formato do Evento: Presencial

Local: Oficina Cultural Oswald de Andrade

Endereço: Rua Três Rios, 363, lado ímpar - São Paulo / SP - 01123-001

Localização: