30 de maio, 19h

Duração: 60 min

Local: www.youtube.com/festivalmultipladanca

A experiência da criação artística e o treinamento em dança vinculados à trajetória do Grupo Cena 11 Cia. de Dança. Alejandro Ahmed, junto à bailarina Aline Blasius, compartilha uma experiência prática expositiva dos modos de acionar e criar a dança que define as fronteiras das “cosmotécnicas” que fundamentam as criações e práticas do Cena 11. Do conceito de “corpo vodu” à modulação e síntese músculo-esquelética-emocional de gravidade. As definições de coreografia estruturadas em retroalimentação, arte generativa e algoritmo. O movimento como invenção de si, levando em consideração as relações entre fragilidade, força e homeostase. A evidência de coautoria nas criações individuais e em grupo, tendo a causalidade espalhada como amparo para a criação de ecossistemas coreográficos.

Ficha técnica:

Alejandro Ahmed é coreógrafo, diretor artístico e performer do Grupo Cena 11 Cia. de Dança. Coreógrafo autodidata, junto ao Cena 11, promove o desenvolvimento de uma tecnologia de movimento que objetiva produzir uma dança em função do corpo e suas extensões. Termos como situação coreográfica, coreografia imaterial e dança generativa nomeiam os campos de interesse aos quais Ahmed objetiva atualmente seus procedimentos junto ao Cena 11 e como performer. Seu trabalho já foi apresentado além do território nacional em outros países da América do Sul, América Central, América do Norte, Europa e Ásia. Atuou como curador na MITsp, Bienal Internacional Sesc de Dança, Festival Cultura Inglesa, Mostra de Dança de Florianópolis, Itaú Rumos Dança, Petrobras Cultural e Festival de Dança de Joinville. As suas novas proposições teórico-práticas estabelecem a tríade correlacional Emergência-Coerência-Ritual como guia de suas ações. Com 19 obras estreadas entre 1994 e 2019, junto ao Cena 11 e colaborações com artistas como Lia Rodrigues (BR), Hooman Sharifi (NOR), Antônio Araújo (BR), Rodrigo Pederneiras (BR), Felipe Hirsch (BR), Inbal Pinto (ISR), Volmir Cordeiro (BR), Luís Garay (ARG), Michelle Moura (BR) e Maikon K (BR), é reconhecido pela singularidade de suas propostas e criações em dança. Destacam-se os trabalhos Violência, SkinnerBox, Carta de Amor ao Inimigo, Monotonia de Aproximação e Fuga para Sete Corpos e Protocolo Elefante, e os solos Sobre Expectativas e Promessas e Z. Ganhou quatro prêmios Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA), um Prêmio Bravo, o Prêmio Sergio Motta de Arte e Tecnologia, Bolsa Vitae, Itaú Transmídia, Itaú Rumos Dança e prêmio Honra ao Mérito Cultural Cruz e Sousa.

Aline Blasius é artista da dança, desde 2007 integra o Grupo Cena 11 Cia. de Dança no qual participa dos processos de criação – formação – performance, e atua como assistente de direção de movimento. Interessada na construção de movimento como recurso transformador da cognição, percepção e presença, é praticante e professora de ioga e formada em terapias corporais. Em 2018 começou seu projeto Estudos Para Levitação, uma série de oficinas e estudos práticos em que intenciona compreender, compartilhar e ressignificar entendimentos de dança através de uma expansão da percepção corporal.  

Informações do evento

Datas e Horários:
30 de maio de 2021 19:00 às 20:00 - Domingo

Entrada Gratuita

Classificações: livre

Acessibilidade: Sem Acessibilidade

Site: http://www.multipladanca.art.br

Formato do Evento: Presencial

Local: YouTube

Endereço: Online