Entre ficção e realidade, o movimento revela camadas de dor, desejo e esperança. Dois
corpos constroem uma fábula sobre existir. Um dueto que pensa o corpo como campo de resistência e invenção do sensível. A cena se faz da colagem de ações, gestos, memórias e silêncios, onde o afeto e a raiva coexistem. Um território de resistência, onde a dança pensa o tempo e desarma as formas do sentir.
Um dueto, dois mundos, dois seres, pequenas frestas de ficção sobre o que seria realidade. É uma fábula inspirada nas etapas realizadas pelo projeto Fluxo Invisível, residência artística, ações, objetos, corpos, histórias, imagens e movimentos que se fortalecem das características que as definem para ganharem novos significados ao se inter-relacionarem. Um conto ,dois corpos. Usamos a tecnologia do audiovisual como extensão do corpo. Isto inclui a maneira como vemos a nossa dança. Nessa obra a dança procura meios para perceber-se real. Ficção e realidade intercalam seus lugares e assim contam histórias. O encontro, o peso, a raiva, a vulnerabilidade, o afeto, o olhar, o equilíbrio e desequilíbrio como recurso de esperança de um mundo a ser escavado. Dança como resistência. Dança como existência. Tempo para entendermos o tempo. Rompendo as possíveis delimitações da dança, teatro e música, o espetáculo convida o público a refletir sobre a importância da conexão humana e a empatia em um mundo marcado pela dor e pela opressão.
FICHA TÉCNICA
Direção geral do projeto: Felipe Julio @feelipe.julio
Coreografia, pesquisa e Dramaturgia: Carlos Veloso @carlosveloso_jr e Felipe Julio @feelipe.julio
Intérprete criadores: Carlos Veloso @carlosveloso_jr e Felipe Julio @feelipe.julio
Designer e Operação de luz: Lucca Vilas Boas
Trilha sonora: Felipe Julio @feelipe.julio e Murilo Luz @muriloluz__
Texto e Voz(trilha): Murilo da Luz @muriloluz__
Operação de som: Murilo da Luz @muriloluz__
Cenografia: Carlos Veloso @carlosveloso_jr e Felipe Julio @feelipe.julio
Pesquisa de câmera cênica (virtualização): Felipe Julio @feelipe.julio
Assistência de produção: Carlos Veloso @carlosveloso_jr e Rafaela Silva @_rafaela.ssilva
Social media: Blue Assunção @blueassuncao
Videomaker mobile: Beatriz Randall @beatriz_randall_ e Blue Assunção @blueassuncao
Apoio de Palco: Carol Veloso @velosocah
Designer visual: Jehn Sales @jehnsales
Concepção e Confecção de figurino: Salomé Abdala @salome_abdala
Preparadora Corporal: Daniele Santos @danicontemporanea
Fotografia: Carlos Spinello @ospinellodocarlos
Audiovisual: Dominó Preto @dominopreto.prod
Provocadores da pré-estreia: Luca Salvatore @alucaoficial Matteo Bonfitto @matteobonfitto Roger Lima @amor_etc e Val Souza @performervalsouza
Produtora Administrativa: Jaqueline Souza @ _jassouza
Monitoria de produção: Ton Carbones @toncarbones
Local de ensaio: Espaço Corpos Falantes @espacocorposfalantes
Duração: 40 min.
Indicação etária: 12 anos.
Sobre Carlos Veloso e Felipe Julio
Carlos Veloso
Carlos Veloso é um multiartista, com experiência nas artes da Dança e Teatro. Mestre em História Social da Dança e Doutorando em Artes da Cena pela UNICAMP, foi bailarino de companhias renomadas no Brasil. É professor de Jazz Contemporâneo, dança contemporânea e forró universitário. Atualmente, é Diretor do Espaço Cultural Corpos Falantes e do Coletivo Cultural do Coletivo Corpos Falantes.
Felipe Julio
Felipe Julio é bailarino, coreógrafo, pesquisador da relação entre câmera e movimento, docente de jazz e dança contemporânea, diretor e produtor cultural. Licenciado e bacharel em Dança pela Universidade Anhembi Morumbi, pós-graduado em Docência para o Ensino Superior e mestrando em Artes da Cena pela UNICAMP, atua entre a criação, a educação e a pesquisa em dança. Integra a Companhia de Danças de Diadema e é fundador e diretor artístico da “+ Uma Companhia”. Idealizador da plataforma Caixa Preta, também compõe trilhas sonoras e desenvolve o projeto “Subjetividade, movimento e virtualização”. Conselheiro de cultura em São Caetano do Sul, é ativista das causas LGBTQIAPN+ e das negritudes, reafirmando a arte como espaço de resistência e transformação.
Sobre o projeto
O projeto intitulado “Fluxo Invisível, uma Ode à Diversidade” emerge como uma iniciativa que celebra e valoriza as manifestações culturais da comunidade LGBTQIAPN+, reconhecendo a importância de suas histórias na construção de identidades individuais e coletivas. O nome “Fluxo Invisível” é uma metáfora poderosa que captura a essência de histórias não contadas e das correntes invisíveis de diversidade que fluem através das experiências LGBTQIAPN+. Sugere tanto a invisibilidade que muitas vezes acompanha essas narrativas, quanto o reconhecimento e a celebração dessa diversidade através de uma homenagem artística, representada pela “Ode à Diversidade”.
Este projeto propõe um espaço de escuta e expressão, onde vozes que muitas das vezes são silenciadas, encontram ressonância através da arte. A partir de oficinas da comunidade LGBTQIAPN+ e afrodiaspórica, o projeto se debruçou sobre essas experiências de risco, vulnerabilidade e de coragem. Este processo buscou não apenas dar visibilidade a essas potências, mas também compreender as dinâmicas emocionais e sociais envolvidas, incluindo o impacto dessas oficinas para com o desenvolvimento cultural e econômico.
Em um segundo momento, o projeto se desdobrou por meio de uma residência artística que reuniu dois coletivos de dança contemporânea: o “Corpos Falantes”, sediado na Vila Prudente, e a “+Uma Companhia de Dança”, de São Caetano do Sul, cidade reconhecida por seu conservadorismo. Ao longo de um mês, esses coletivos, junto a artistas LGBTQIAPN+ negros convidados, compartilharam experiências e desenvolveram uma obra (Zona 21)que traduziu, através do movimento, as narrativas corporais e emocionais que emergiram desses relatos pessoais. O resultado desse processo se deu em quatro apresentações públicas nas cidades do ABCD e em São Paulo.
O projeto se concretiza agora através dos corpos de Felipe Julio e Carlos Veloso, com o espetáculo (Des)consertem os seus cor-ações.
Agradecimentos especiais
Nosso agradecimento a todas as pessoas que estiveram ao nosso lado, somando forças para que este projeto seguisse em movimento e se tornasse cada vez mais potente.
Em especial aos:
Oficineiros da primeira etapa do projeto:
Eduarda Kona Zion, Luca Salvatore, Rafael Domingos Oliveira, Ton Moura, Vinnycias e Zaila.
Residentes da segunda etapa do projeto:
Ana Clara, Aryen Rufatto, Caroline Veloso, Fetu, Fernando Ventturini, Flavia Regina, Gabriel Vieira, Gisele Emiko, Giulia Stuche, Hugo Alves, Isabella Moreira, Julya Helen, Mariana Morgado, Maxine Paschoal, Nelida Santos, Paulo Felito, Pedro Del Claro, Raissa Nassar, Shayla Baila, Ton Moura e Luca Salvatore.
Informações do evento
Datas e Horários:
8 de novembro de 2025
até 9 de novembro de 2025
19:00 às 20:00 -
Sábado
18:00 às 19:00 -
Domingo
Entrada Gratuita
Classificações: livre
Acessibilidade: Com Acessibilidade
Site: https://www.instagram.com/p/DQrfK1FDRmr/?utm_source=ig_web_copy_link&igsh=MzRlODBiNWFlZA==
Formato do Evento: Presencial
Local: Centro Cultural Olido
Endereço: Avenida São João, 473 - São Paulo / SP - 01035-000
Localização: