Caetano Veloso tem suas inúmeras facetas exploradas em ‘Deixa eu Dançar’, novo espetáculo da Studio3 Cia. de Dança com a Orqe o Coro Acadêmicos da Osesp
O manifesto cênico estreia na Sala São Paulo, 20 de novembro, com arranjos inéditos, levando para as partituras a mesma transgressão e modernidade que marcam a obra do expoente da Tropicália
Pelo quarto ano consecutivo, a parceria da Studio3 Cia. de Dança com a Orquestra e o Coro Acadêmicos da Osesp traz muita música e movimento ao palco da Sala São Paulo. Entre quinta-feira (20/nov) e sábado (22/nov), o público poderá assistir a ‘Deixa eu dançar’, espetáculo inédito que propõe uma fusão de ritmos, imagens e gestos para traduzir a complexidade de um artista em constante mutação: Caetano Veloso. As três apresentações terão regência do maestro Wagner Polistchuk.
Gratuitos, os ingressos começam a ser distribuídos neste link no dia 12 de novembro, a partir das 12h (meio-dia). A performance de sexta-feira (21/nov), às 20h30, será transmitida ao vivo no YouTube da Osesp.
Em ‘Deixa eu dançar’, que tem coreografia de Anselmo Zolla, dramaturgia e direção teatral de William Pereira e direção musical de Wagner Polistchuk, a multiplicidade de caminhos trilhados por Caetano Veloso será refletida na diversidade dos movimentos, que ora evocam a transgressão tropicalista, ora traduzem a introspecção de um artista que nunca deixou de olhar para o seu tempo.
Essa infinidade de facetas do gênio baiano será traduzida musicalmente por arranjos inéditos da compositora brasileira Clarice Assad, que levam para as partituras a mesma ousadia e diversidade que marcam a obra de Caetano.
Ao reinterpretar ‘Deixa eu dançar’ no palco da Sala São Paulo, a Studio3 Cia. de Dança faz mais do que uma homenagem a Caetano: ela cria um manifesto cênico sobre o Brasil. Sobre um Brasil que se constrói no embate entre o passado e o futuro, o popular e o erudito, a ordem e a desordem. Assim como Caetano Veloso transcende gêneros e fronteiras, a dança e a música deste espetáculo pretendem transformar sua história de vida em movimento e som, celebrando a arte como resistência, invenção e liberdade.
Sobre a Studio3 Cia. de Dança
A Studio3 Cia. de Dança é uma companhia brasileira de dança que tem representado o País no mundo todo em eventos significativos no cenário da dança, em cidades como Milão, na Itália, Paris, Lyon e Biarritz, na França, Regensburg, na Alemanha, Lisboa e Porto, em Portugal, e também nos palcos do Brasil. A criação da Studio3 Cia. de Dança representa a consolidação de um trabalho artístico cuidadosamente preparado pelo seu coreógrafo e diretor artístico Anselmo Zolla, sob a direção geral de Evelyn Baruque. Criada em 2005, a companhia hoje conta com 16 intérpretes em seu elenco, provenientes de diversas formações e origens profissionais.
Sobre a Orquestra Acadêmica da Osesp
A dificuldade em encontrar novos músicos para orquestras brasileiras fez com que fosse criada, em 2006, a Classe de Instrumentos da Academia de Música da Osesp — inteiramente gratuita e com bolsas de estudo. Na Academia, os jovens participam do cotidiano do grupo profissional, recebem educação teórica, artística e instrumental. Hoje, vários dos alunos que aqui passaram ocupam cadeiras nas principais orquestras do país, quatro deles na própria Osesp. Em 2021, as classes de Instrumento e Canto foram reconhecidas pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo como Curso Técnico. A Orquestra Acadêmica é formada pelos atuais estudantes, alguns de seus professores e também por ex-alunos.
Sobre o Coro Acadêmico da Osesp
Criado em 2013 com o objetivo de formar profissionalmente jovens cantores, o Coro Acadêmico é composto pelos alunos da Classe de Canto da Academia de Música da Osesp, sob direção de Marcos Thadeu. Oferece experiência de prática coral, conhecimento de repertório sinfônico para coro e orientação em técnica vocal, prosódia e dicção, além da vivência no cotidiano de um coro profissional, fazendo apresentações junto ao Coro da Osesp.
Sobre Wagner Polistchuk
Wagner Polistchuk é trombone solista da Osesp, onde também atua como professor de trombone e regência de sua Academia de Música. Atual regente da Orquestra Experimental de Repertório, já esteve à frente da Sinfônica Municipal de São Paulo, da Filarmônica de Mendonza, na Argentina, da Sinfônica Nacional do Peru (OSN) e da Hermitage, na Suíça. Foi diretor artístico da tradicional Camerata Antiqua de Curitiba, entre 2009 e 2011, grupo com a qual gravou Versos Brasileiros [2007], e regente principal da Sinfônica da USP (OSUSP), de 2012 a 2014, à frente da qual lançou Carlos Gomes, Villa-Lobos, Omar Fontana, Guarnieri, Guerra-Peixe (Independente, 2013) e Pitombeira, Rachmaninoff e Strauss. Em 1998, obteve o 2º lugar no 5º Concurso Latino-Americano de Regência Orquestral da OSUSP. Em 2002, foi premiado no Concurso Internacional de Regência Prix Credit Suisse, na Suíça e no Concurso Nacional Eleazar de Carvalho para Jovens Regentes.
PROGRAMA
DEIXA EU DANÇAR
STUDIO3 CIA. DE DANÇA
ORQUESTRA ACADÊMICA DA OSESP
CORO ACADÊMICO DA OSESP
WAGNER POLISTCHUK regente
AYRTON MONTARROYOS voz
TATIANA PARRA voz
Obras de Caetano Veloso em arranjos de Clarice Assad.
Oração ao tempo
Onde eu nasci passa um rio
No dia em que eu vim-me embora
Os mais doces bárbaros
Canto do povo de um lugar
Odara
Tropicália
Terra/Súplica
London London
Jóia
Trem das cores
Cajuína
Muito romântico
Alegria, alegria
Milagres do povo
Alguém cantando
Nicinha
Força estranha
Pecado original
FICHA TÉCNICA
Deixa eu dançar com a Studio3 Cia. de Dança e a Orquestra e Coro Acadêmicos da Osesp
Dramaturgia musical e direção teatral: William Pereira
Direção coreográfica: Anselmo Zolla
Direção musical: Wagner Polistchuk
Figurinos: Fabio Namatame
Cenografia: Renata Pati e Juliana Antunes
Coreografias: Anselmo Zolla e elenco de intérpretes criadores
Desenho de luz: Caetano Vilela
Ensaiadora: Liris do Lago
Bailarinos: Alexandre Nascimento, André Grippi, André Neri, Artemis Bastos, Dilênia Reis, Fernando Rocha, Irupé Sarmiento, Jefferson Damasceno, Joaquim Tomé, Jurandir Rodrigues, Kauê Ribeiro, Kênia Genaro, Malki Pinsang, Mara Mesquita, Naia Rosa e Vera Lafer
Cantores convidados: Ayrton Montarroyos e Tatiana Parra
Orquestra Acadêmica da Osesp
Coro Acadêmico da Osesp, sob direção de Marcos Thadeu
Assessoria de imprensa: Liège Monteiro e Luiz Fernando Coutinho
SERVIÇO
20 de novembro, quinta-feira, 20h0
21 de novembro, sexta-feira, 20h00 — Concerto Digital
22 de novembro, sábado, 16h30
Endereço: Sala São Paulo | Praça Júlio Prestes, 16
Taxa de ocupação limite: 1.388 lugares
Recomendação etária: 07 anos
Ingressos: neste link
Telefone: (11) 3777-9721, de segunda a sexta, das 12h às 18h.
Estacionamento: Rua Mauá, 51 | R$ 39,00 | 600 vagas
Mais informações nos sites oficiais da Osesp e da Sala São Paulo.
Informações do evento
Datas e Horários:
20 de novembro de 2025
até 22 de novembro de 2025
20:00 às 21:00 -
Quinta-Feira
20:00 às 21:00 -
Sexta-Feira
16:30 às 17:30 -
Sábado
Entrada Gratuita
Classificações: 10 anos, 16 anos
Acessibilidade: Com Acessibilidade
Capacidade de pessoas: 1388
Telefone para contato: (11) 3367-950
Site: https://osesp.byinti.com/#/ticket/
E-mail: [email protected]
Formato do Evento: Híbrido
Link: https://www.youtube.com/videososesp
Local: Sala São Paulo
Endereço: Praça Júlio Prestes, 16 - São Paulo / SP - 01218-020
Localização: