A CIA DE DANÇA DIÁRIO, FICARÁ EM TEMPORADA NA CIDADE DE SÃO PAULO, COM O ESPETÁCULO “D’ÁGUA: UM COMEÇO SEM MEIO SEM FIM”, APÓS CIRCULAR POR ALGUMAS CIDADES DO PAÍS

As apresentações serão no Centro de Referência da Dança de São Paulo, nos dias 21 e 22 de junho, às 19h, entrada franca A Cia de Dança Diário – desde 2018, transformando narrativas das bordas de São Paulo em arte, pesquisa, dança contemporânea e afrodiaspórica. Uma verdadeira encruzilhada de saberes e atravessamentos com responsabilidade política e estética no seu dançar – inicia no mês de junho sua nova Temporada no Centro de Referência da Dança de São Paulo (CRD) – equipamento público da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo -, com dois diferentes programas: Oficina de Dança em 20/6 e o espetáculo “D’ÁGUA: um começo sem meio sem fim” de 21 a 22/6, às 19h.

O espetáculo D’ÁGUA, do bailarino Rodrigo Alcântara, traz à cena “D’ÁGUA: um começo sem meio sem fim”, repleto de várias certezas, lacunas, vãos, ausências, desejos, descobertas e perigos existentes na humanidade com suas vulnerabilidades e contradições. A performance reverbera do ritualístico ao oco, do visível ao invisível, dos portais existentes ou inexistentes e aqueles que jamais serão descobertos. D’ÁGUA traz maneiras de girar e perceber o universo em que coexistimos.

Esse que carregamos ou somos doutrinados a carregar, experimentando minuciosamente cada um dos seus portais. “Assim como as profundezas dos mares meus, seus e nossos”, completa Rodrigo Alcântara, diretor artístico. A invisibilidade e solidão são o ponto central da dramaturgia que propõe um portal ritualístico. “Apresentamos uma condição humana onde cheiros não são suportados, olhares não enxergados, desejos proibidos e corpos exaustos são doutrinados”, ressalta Rodrigo. Uma lógica de controle social contrapõe o desejo de perceber o Universo em que coexistimos para encontrar estratégias de sobrevivência e resgate de uma dignidade prometida.

A obra nasceu na residência artística Transversalidades Poéticas 2021, do Centro de Referência da Dança, provocado por Paula Petreca e encontrou a sua concretização na residência de Chamamento do Centro Coreográfico do Rio de Janeiro 2022, sob concepção e mediação de Esther Weitzman. Em 2023, na Circulação de Forma Independente, o espetáculo D’ÁGUA esteve em cartaz em diversas cidades do Brasil, como Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Salvador (BA) e João Pessoa (PB), compartilhando diferentes perspectivas da realidade, criando laços e parceiros.

FICHA TÉCNICA Direção artística: Rodrigo Alcântara Intérprete Criador: Rodrigo Alcântara Ensaiadora: Sofia Serafim @serafimsofia Cenografia: Angeli Concepção de Trilha: Dani Lova @danilovadj Técnico de Som: Dani Lova e Carolina das Santas @danilovadj @lina.das.santas Iluminação: Rafael Cassimiro Produção Executiva: Rodrigo Alcântara Produção operacional: Sofia Serafim. Mídias Sociais: Dica Cultural Plural @dicacultural.plural Design do Flyer: Alice Yuki @e.seaalice Fotografia: Gui Assano e Thainá Robert @guiassano.oficial @thainarobert

Sobre Cia de Dança Diário

A Cia de Dança Diário nasce através da ideia de que “Embaixo do Viaduto Nascem Flores”. Frase criada pelas Pretas Bàs e que nomeia o projeto das Mestras de construir cultura e arte na periferia da Zona Leste na cidade de São Paulo. Espaço Cultural Adebankê é o nome da sede das Pretas Bàs, que são tidas como as Mães daqueles que frequentam o Espaço. A partir dessa construção coletiva de resistência é que se semeia a Cia de Dança Diário. Através de encontros esporádicos da vida – em cursos de dança, de teatro, em vínculos afetivos e em outros espaços de construção artística -, os integrantes da Cia se encontram e passam a construir em conjunto. Encontros tão esporádicos que poderiam ter sido escritos nas folhas de um diário, sem nem saber da importância que cada cruzamento de caminhos teria para a formação do Diário. E, é justamente por sua esporadicidade, que a Cia é tão diversa e plural. Contendo integrantes de cada canto da cidade de São Paulo (e de outro Estado). De modo a traçar por completo a extensa margem da capital. Itaim Paulista, José Bonifácio, Artur Alvim, Diadema, Butantã, Taboão da Serra e Salvador (fora da ponte artística SP-RJ). E não apenas de margens territoriais é composto a Cia, mas também de margens sociais. Orgulho LGBTQIAPN+, questões de gênero, negritude e cultura periférica não são apenas pautados pelo Diário, mas também vivenciados. E é assim que nasce, resiste e produz a pesquisa da Cia de Dança Diário, uma verdadeira encruzilhada de saberes e atravessamentos. A Cia de Dança Diário é formada por doze (13) integrantes: Rodrigo Alcântara, Sofia Serafim, Elis Serafim, Camila Silva, Nayara Romana, Adejatay Oliveira, Iolanda Costa, Indianara Ànrèré, Angeli Reis, Victoria Fonseca, Huiris Brasil, Rafael Cassimiro e Lina das Santas. Todes com sua importância para as criações da cia.

Conheça os integrantes no portfólio AQUI

Sobre Rodrigo Alcântara

Diretor Geral e Diretor Artístico Bailarino formado em Ballet Clássico e Dança Contemporânea pelo Projeto Núcleo Luz do Programa Fábricas de Cultura – sob coordenação geral de Susana Yamauchi – e pela Fundação Theatro Municipal de São Paulo, Escola de Dança de São Paulo, no curso de “Dança para Rapazes” e “Projeto Dançar”. É bacharel em Design de Interiores pelas Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU) com formação na SP Escola de Teatro do curso de Cenografia e Figurino com J.C Serroni e Tellumi Hellen. Traz consigo práticas pedagógicas comprometidas com a ancestralidade, inclusivas e que partem do lugar da “escuta”. Prêmio Denilto Gomes da Cooperativa Paulista de Dança reconhecimento de Rodrigo Alcântara – Artista Revelação da Dança em 2021 e Prêmio Arcanjo (2022), na categoria Dança. No ano de 2023 foi coordenador de equipe do Programa Vocacional pela prefeitura da cidade de São Paulo – SP. Participou da Comissão de Seleção de projetos do ProAC Editais pela Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas. Participou também da Comissão de Seleção de projetos da 35• edição do Programa Municipal de Fomento à Dança da Secretaria Municipal de Cultura da cidade de São Paulo.

Informações do evento

Datas e Horários:
21 de junho de 2024 até 22 de junho de 2024 19:00 às 20:00 - Sexta-Feira 19:00 às 20:00 - Sábado

Entrada Gratuita

Classificações: 12 anos

Acessibilidade: Com Acessibilidade

Capacidade de pessoas: 70

Formato do Evento: Presencial

Local: Centro de Referência da Dança da Cidade de São Paulo

Endereço: Galeria Formosa - Baixos do Viaduto do Chá, sem número - São Paulo / SP - 01037-000

Localização: