A Clarin Cia. de Dança (@clarinciadedanca), sob direção do maranhense Kelson Barros (@kelsonbarroswangles), promove nos dias 08 e 10 de julho de 2025, dois encontros especiais em São Paulo com o historiador e pesquisador cultural Jandir Gonçalves, um dos mais respeitados nomes da pesquisa e valorização do Bumba-Meu-Boi e das tradições maranhenses.
Com uma trajetória marcada pela defesa das expressões populares e pela atuação no Museu Casa de Nhozinho, em São Luís (MA), Jandir Gonçalves conduzirá o curso “Bumba-Meu-Boi da Baixada Maranhense”, como parte do projeto “Terras de Águas e Cazumbas”, contemplado pela 36ª edição do Fomento à Dança da Cidade de São Paulo.
O curso é gratuito e acontece no dia 08 de julho (terça-feira), das 18h30 às 20h30, no Centro de Referência da Dança da Cidade de São Paulo, no Centro de São Paulo, e no dia 10 de julho (quinta-feira), das 19h30 às 21h30, no espaço Fala Negão / Fala Mulher, no Conjunto José Bonifácio, na Zona Leste de São Paulo.
A partir das postagens e registros documentais do pesquisador em seu perfil no Instagram (@jandir_goncalves), Jandir Gonçalves compartilhará os bastidores de sua pesquisa de campo e discutirá os símbolos, ritmos e personagens do Bumba-Meu-Boi da Baixada Maranhense — uma das manifestações mais importantes da cultura brasileira.
Os encontros são uma rara oportunidade de contato direto com saberes que permanecem vivos na voz e no corpo de mestres e brincantes. Um convite à escuta, à troca e à celebração das raízes do Brasil profundo.
A realização do curso reforça o compromisso da Clarin Cia. de Dança com a valorização das tradições brasileiras. Criada e dirigida por Kelson Barros, a companhia investe na pesquisa e na experimentação com diversas linguagens corporais, entre elas capoeira, passinho, breaking, balé e funk, sempre com a cultura popular como ponto de partida.
Guardião da cultura maranhense
Jandir Gonçalves é membro da Comissão Maranhense de Folclore e tem sido reconhecido como um verdadeiro guardião das tradições do estado. Foi consultor no Inventário Nacional de Referências Culturais (INRC) do Bumba-Meu-Boi e do Tambor de Crioula, iniciativas do IPHAN, e recebeu a medalha Mário de Andrade por sua contribuição à preservação do patrimônio imaterial brasileiro. É autor de publicações como “Cofo: Tramas e Segredos”, e colaborador em documentários e projetos educativos em todo o Brasil.
Informações do evento
Datas e Horários:
8 de julho de 2025
até 10 de julho de 2025
18:30 às 20:30 -
Terça-Feira
19:30 às 21:30 -
Quinta-Feira
Entrada Gratuita
Classificações: livre
Acessibilidade: Sem Acessibilidade
Capacidade de pessoas: 30
Telefone para contato: (11) 99568-8773
E-mail: [email protected] [email protected]
Formato do Evento: Presencial
Local: Centro de Referência da Dança da Cidade de São Paulo e Fala Negão/Fala Mulher
Endereço: Rua Conselheiro Crispiniano, s/n, Fala Negão / Fala Mulher – Rua Giácomo Quirino, 96 – Conj. José Bonifácio (Próximo à Estação José Bonifácio) - Zona Leste - São Paulo - São Paulo / SP - 01037-000
Localização: