A Companhia de Danças de Diadema apresenta neste final de semana, no Centro Cultural São Paulo, o espetáculo CRM – Coroa, Resplendor, Magnitude, criado em 2025 para marcar o aniversário de 30 anos do corpo artístico, um dos mais antigos do Brasil na área da dança contemporânea. A obra é de autoria do coreógrafo iraniano radicado em Portugal Gagik Ismailian, que já havia contribuído com o grupo em 2001.
Na visão da diretora da companhia, Ana Bottosso, o fato de um corpo de dança conseguir alcançar 30 anos de existência no Brasil é algo para se comemorar. “O coreógrafo Gagik Ismailian já esteve conosco há mais de 20 anos e quis reconhecer que a prefeitura de Diadema mantém os trabalhos artísticos há três décadas, apoiada pela comunidade local”, afirmou. Bottosso acrescenta que a companhia realiza, além dos trabalhos nos palcos, ações socioculturais com crianças, adolescentes e idosos. A iniciativa nasceu de um projeto da bailarina Ivonice Satie (1950-2008) – que também foi diretora do Balé da Cidade de São Paulo e coreógrafa do Ballet du Grand Theatre de Genebra –, na qual os bailarinos são também artistas-orientadores, ministrando oficinas de dança para a população.
A peça coreográfica de Ismailian contém referências estéticas à antiga cultura da Mesopotâmia, berço de algumas das primeiras civilizações, e aborda a temática da complexidade da experiência humana e do delicado equilíbrio entre vida, sofrimento, busca por dignidade e paz. O espetáculo expõe camadas de violência simbólica e estrutural, com o fim de provocar uma reflexão crítica sobre aquilo que é silenciado, rejeitado ou marginalizado em nossa existência coletiva.
A obra faz também uma reflexão a partir do nome “Diadema”, que tem origem no grego clássico e significa “coroa”, “tiara” ou outro tipo de adorno utilizado na cabeça para simbolizar prestígio, honra e integridade. CRM – Coroa, Resplendor, Magnitude estreou em maio deste ano na sede da companhia, no Teatro Clara Nunes.
Sobre a Companhia de Danças de Diadema
A Companhia de Danças de Diadema é dirigida por Ana Bottosso e celebra 30 anos de existência em 2025. Acumula diversos prêmios da Associação Paulista dos Críticos de Arte (1995, 2017, 2022) e já foi vencedora do Prêmio Governador do Estado (2018). Realizou turnês internacionais e reúne em seu repertório obras de alguns dos nomes mais importantes da dança nacional, como Henrique Rodovalho, Luis Arrieta e Claudia Palma.
Sobre Gagik Ismailian
Português de ascendência armênia nascido em Teerã, Gagik Ismailian é Mestre em Artes pela Universidade de Surrey, na Inglaterra. Estudou dança no Reino Unido, na Legat School e na Royal Ballet School. Atuou como solista e primeiro-bailarino no Ballet Gulbenkian (Lisboa), além de integrar o Nederlands Dans Theater (Haia). Premiado internacionalmente – como intérprete e como coreógrafo –, foi convidado a criar obras para companhias de dança em Portugal e para os Teatros Nacionais na Croácia e Eslovênia. No Brasil, criou duas peças para o Balé da Cidade de São Paulo e “Tribal Urbano” para a Companhia de Danças de Diadema. Suas obras foram apresentadas internacionalmente em vários países e em prestigiados festivais de dança.
Sinópse CRM
Expressar ideias com nossos corpos não é uma promessa de estabilidade, paz ou de um futuro idealizado de bem-estar. Pelo contrário, é um grito de alerta – uma convocação para considerar as negações, as exclusões e as distinções que nos são impostas enquanto seres humanos. Trata-se de expor, através do movimento, as camadas de violência simbólica e estrutural que nos atravessam, e de provocar uma reflexão crítica sobre aquilo que é silenciado, rejeitado ou marginalizado em nossa existência coletiva.
Nos termos de Foucault, um “corpo dócil” refere-se a um corpo que foi submetido a técnicas disciplinares e, por isso, é treinado para ser obediente, útil e conformar-se às normas sociais. Trata-se de um conceito fundamentado na ideia de que o poder não opera apenas por meio da coerção, mas também através de mecanismos sutis e muitas vezes invisíveis que moldam os comportamentos dos indivíduos e os tornam suscetíveis ao controle.
Nós somos corpos dóceis, nos infiltramos na existência e nas suas realidades, mas não somos corpos passivos. Nós reagiremos à violência ou doçura, examinaremos e nos infiltraremos através de nossos corpos, lançando nossa mensagem profunda.
SERVIÇO:
Sábado, dia 23 de agosto, às 20h
Domingo, dia 24 de agosto, às 19h
Centro Cultural São Paulo – Espaço Cênico Ademar Guerra
Rua Vergueiro, 1000 – Liberdade, São Paulo – SP, 01504-000
Gratuito, com retirada de ingressos na bilheteria
Duração: 50 min.
Classificação Indicativa Livre
FICHA TÉCNICA
Direção geral: Ana Bottosso
Coreografia, Pesquisa e Design sonoro: Gagik Ismailian
Assistência de coreografia: Suzana Mafra
Assistência de direção e Produção administrativa: Ton Carbones
Assistência de ensaios: Carolini Piovani
Desenho de luz: Rossana Boccia e Gagik Ismailian
Operação de luz: Rossana Boccia
Assistência de produção, Operação de som e Design visual: Jehn Sales
Mixagem: Luciano Sallun
Texto e voz: Ton Carbones
Concepção de figurinos: Salomé Abdala
Confecção de figurinos: Salomé Abdala e Marcos Valadão
Vídeo cenário: Fábio Pazzito e Gagik Ismailian
Fotos do vídeo cenário: Armineh Hovanesian
Fotografias: Paulo Cesar Lima
Cinematografia e Edição: Osmar Zampieri
Professores de dança clássica: Márcio Rongetti e Paulo Vinícius
Professor de pilates: Wil Helvécio
Professor de view points: Bruno de Oliveira
Condicionamento físico: Carolini Piovani
Orientação em yoga: Daniele Santos
Professor(a) convidado(a): Daniela Moraes (Improvisação) e Henrique Lima (Floorwork)
Assistência de comunicação: Cristina Ávila
Intérpretes colaboradores: Carolini Piovani, Daniele Santos, Felipe Julio, Flávia Rodrigues, Guilherme Nunes, Leonardo Carvajal, Noemi Esteves, PH Evangelista, Thaís Lima e Ton Carbones
Informações do evento
Datas e Horários:
23 de agosto de 2025
até 24 de agosto de 2025
20:00 às 21:30 -
Sábado
19:00 às 20:30 -
Domingo
Entrada Gratuita
Classificações: livre
Acessibilidade: Com Acessibilidade
Capacidade de pessoas: 200
Telefone para contato: (11) 9999-2779 (11) 97813-7055
Site: https://coroa.art/
E-mail: [email protected]
Formato do Evento: Presencial
Local: Centro Cultural São Paulo – Espaço Cênico Ademar Guerra
Endereço: Rua Vergueiro, 1000, Espaço Cênico Ademar Guerra - São Paulo / SP - 01504-000
Localização: