O Itaú Cultural e a Associação Pró-Dança realizam a primeira edição da Mostra Internacional de Dança de São Paulo (MID-SP). A programação acontece presencialmente na sede do Itaú Cultural, com espetáculos e mesas de debates, além da exibição de videodanças no Piso Térreo do Itaú Cultural. Digitalmente, uma mostra de vídeos também acontece no site da Associação Pró-Dança www.prodanca.org.br.
Corpos Turvos é a primeira obra da trilogia em dança-tragédia criada pelo Coletivo CIDA. A peça coreográfica explora por meio da dança, temáticas relacionadas à estigmatização, desumanização, extermínio e invisibilidade que afetam pessoas negras, a comunidade LGBTQIAPN+, indivíduos com deficiência, mulheres, povos originários e aqueles que convivem com o HIV ou AIDS. A obra traz à tona e coloca em discussão corpos que frequentemente são reduzidos a simples marcadores sociais. O espetáculo é uma urgência da sobrevivência, um pedido por empatia, um grito de socorro para que esses corpos deixem de ser números.
Sobre o grupo
O CIDA – Coletivo Independente Dependente de Artistas é um núcleo artístico de dança contemporânea e performance composto por artistas emergentes, pluriétnicos, com e sem deficiências, oriundos das mais diversas regiões do Brasil e radicados na cidade de Natal, no Rio Grande do Norte, com objetivo da profissionalização e subsistência através da dança. Foi fundado em 2016 por Arthur Moura, René Loui e Rozeane Oliveira, com a perspectiva de somar as forças desses artistas, que ao longo de suas carreiras obtiveram destaque no cenário nacional e internacional de dança contemporânea. O CIDA se destaca no cenário cultural norte-rio-grandense por sua produção experimental e inclusiva, sendo considerado como um dos principais grupos do cenário atual de dança contemporânea do Rio Grande do Norte.
FICHA TÉCNICA
Concepção, Direção Coreográfica e Direção Artística: René Loui
Interlocução Coreográfica e Dramatúrgica: Jussara Belchior
Trilha Sonora Original: Fabian Ávilla Elizalde
Participação Sonora: Katharina Vogt
Fragmento Musical Utilizado: Mozart – Requiem Lacrimosa
Figurinos: René Loui
Trilha de abertura: Falta de Silêncio, de Alessandra Leão com interpretação de Lia de Itamaracá e vozes de Maria Dulce, Luciene Loyce e Biu Baracho
Direção e Produção Musical Falta de Silêncio: Dj Dolores
Intérpretes Criadores: Ana Cláudia Viana, André Rosa, Jânia Santos, Marconi Araujo, Minnoti Rodrigo, Pablo Vieira, René Loui e Rozeane Oliveira
Duração: 30 minutos
Classificação Indicativa: 16 anos [angústia, nudez, temas sensíveis]
Programação com tradução em Libras em tempo real e audiodescrição
Informações do evento
Datas e Horários:
27 de agosto de 2024
21:00 às 22:00 -
Terça-Feira
Entrada Gratuita
Classificações: 16 anos
Acessibilidade: Com Acessibilidade
Formato do Evento: Presencial
Local: Itaú Cultural
Endereço: Avenida Paulista, 149, até 609 - lado ímpar - São Paulo / SP - 01311-000
Localização: