O Itaú Cultural e a Associação Pró-Dança realizam a primeira edição da Mostra Internacional de Dança de São Paulo (MID-SP). A programação acontece presencialmente na sede do Itaú Cultural, com espetáculos e mesas de debates, além da exibição de videodanças no Piso Térreo do Itaú Cultural. Digitalmente, uma mostra de vídeos também acontece no site da Associação Pró-Dança www.prodanca.org.br.

Concreto é inspirado no livro Tentativa de Esgotamento de um Local Parisiense, de George Perec, obra que revela a experiência contemporânea de um vouyer urbano, contemplador e narrador da cidade. No ano de 1974, Perec permaneceu três dias seguidos na praça de Saint-Sulpice, em Paris, anotando o que via. Com essa proposta transformou os acontecimentos cotidianos em um texto composto por fotografias escritas, um catálogo de ações, gestos e imagens, uma lista de fatos insignificantes da vida cotidiana.  A coreógrafa Ale Kalaf repetiu a experiência de Perec na cidade de São Paulo 44 anos depois, observando essa realidade que escapa. A partir dessa vivência, encontrou vieses possíveis para esboçar os contornos dessa relação entre os indivíduos e suas cidades e o lugar que essa cidade ocupa no interior de cada um. O caminho coreográfico escolhido não tem regras, cadência ou hierarquia. A proposta é trazer uma estética urbana para o estado corporal do flamenco, ressignificando seus gestos e intenções. A movimentação foi construída para além da estética e estrutura do flamenco tradicional.

 

Sobre a companhia

Com mais de 20 anos de pesquisa, sob a direção de Ale Kalaf, a Cia Flamenca Ale Kalaf tem como principal característica o diálogo com outros artistas e outras musicalidades. Esses atravessamentos foram inspiração para a criação inúmeros espetáculos como “Con Alma”, “Puro en la Mescla,” “Afeto cap.1 – Lorca”, entre outros.

 

Sobre a coreógrafa

Ao longo de mais de 20 anos de carreira, Ale Kalaf concebeu, dirigiu e dançou trabalhos profissionais em parceria com outros artistas como Toninho Ferraguti, Irene Atienza, Clarice Abujamra e Grupo Luceros. Dirigiu trabalhos como Luceros Dança Toninho Ferraguti, Con Alma, Puro En La Mescla, Afeto cap.1 Lorca. Kalaf também assina a direção cênica do espetáculo Frágil, dos artistas Miri Galeano e Jony Gonçalves, produz e dança o espetáculo As filhas de Bernarda, com direção e concepção de Clarisse Abujamra, e Concreto, considerado pela revista Bravo como um dos 30 melhores espetáculos de dança de 2018.


FICHA TÉCNICA

Concepção, Coreografia e Direção: Ale Kalaf

Preparação corporal e colaboração no processo criativo: Lívia Seixas

Trilha Sonora Original: Alexandre Ribeiro, Fernando De La Rua, Jony Gonçalves e Roberto Angerosa

Desenho de Luz: Miló Martins e Marcos Diglio

Cenografia: Marcos Diglio | Palhassada Atelie

Figurinos: Maria Cajas | D’cajas – Figurinos Taylormad

Elenco: Fernanda Viana, Gisele Lemos, Jemima Ruedas, Nina Molinero e Ximena Espejo

Duração: 30 minutos

Classificação Indicativa: livre

Programação com tradução em Libras em tempo real e audiodescrição 

Informações do evento

Datas e Horários:
30 de agosto de 2024 21:00 às 22:00 - Sexta-Feira

Entrada Gratuita

Classificações: livre

Acessibilidade: Com Acessibilidade

Site: https://www.itaucultural.org.br/secoes/agenda-cultural/confira-a-primeira-edicao-da-mostra-internacional-de-danca-de-sao-paulo--mid-sp

Formato do Evento: Presencial

Local: Itaú Cultural

Endereço: Avenida Paulista, 149, até 609 - lado ímpar - São Paulo / SP - 01311-000

Localização: