COM TRILHA SONORA NA VOZ DE MARIA BETHÂNIA, GIRO8 COMPANHIA DE DANÇA ESTREIA EM SÃO PAULO
Companhia da cidade de Goiânia (Goiás) sobe ao palco do Centro Cultural Fiesp com a coreografia COMEÇARIA TUDO OUTRA VEZ.
Confeccionados em papel de diversos formatos, cenários e figurinos se integram a dramaturgia e são manipulados em cena pelos bailarinos
Aclamada por seu trabalho autoral e poético, a Giro8 Companhia de Dança, de Goiânia (Goiás), chega pela primeira vez à capital paulista com o espetáculo COMEÇARIA TUDO OUTRA VEZ, que cumpre temporada de 4 a 6 de julho, sexta-feira e sábado, 20h e domingo, 19h, no Centro Cultural Fiesp. Concebida e dirigida por Joisy Amorim, a obra celebra as múltiplas faces do amor e marca um momento importante na trajetória da companhia, reconhecida por seu repertório sensível e sofisticado na dança contemporânea brasileira.
Inspirado por conceitos filosóficos que atravessam séculos – de Sócrates, Platão e Aristóteles às perspectivas afetivas mais contemporâneas –, o espetáculo investiga o amor em suas expressões de Eros (desejo), Filia (amizade) e Ágape (amor incondicional). A dramaturgia corporal dos intérpretes se constrói a partir dessas camadas, revelando o afeto em sua forma mais delicada, intensa e plural.
Um dos destaques de COMEÇARIA TUDO OUTRA VEZ é a trilha sonora, inteiramente composta por canções e poemas interpretados por Maria Bethânia. A voz da artista, marcada por sua potência emocional e sua relação profunda com a poesia, não apenas embala as cenas, mas atua como fio condutor da narrativa sensorial da obra, ampliando o campo de sentidos e memórias para o público.
“A escolha da Maria Bethânia como voz da trilha sonora veio de uma conexão profunda. A voz dela tem algo de sagrado, uma força que transmite esse amor ágape, um amor pela humanidade. Além disso, traz uma brasilidade que dialoga com o corpo e a linguagem da Giro8. Bethânia tem um repertório vasto, intenso, e a forma como interpreta poemas e canções de tantos autores costura poeticamente a dramaturgia do espetáculo. Cada música foi escolhida com muito cuidado, criando uma narrativa sonora que sustenta e impulsiona a cena. É uma trilha que carrega afeto, força e sentido”, afirma Joisy Amorim.
Diferentes formas de amar
Em um tempo marcado por transformações profundas nas formas de amar e se relacionar, COMEÇARIA TUDO OUTRA VEZ busca provocar no público não apenas reflexão, mas também uma abertura para o afeto e a empatia. Criado a partir de uma perspectiva sensível e poética, o espetáculo convida à escuta das múltiplas maneiras de viver o amor. “A gente coloca várias situações de diferentes formas de amar no palco, mas de uma forma muito singela. Minha intenção é que qualquer pessoa que assista consiga sair do espetáculo refletindo, entendendo que cada pessoa ama de um jeito, mas que para a vida continuar precisamos principalmente do amor de grupo, do amor da humanidade”, aponta Joisy Amorim.
Na cenografia e figurinos, o papel é elemento simbólico e central. Presente em diversos formatos e manipulado em cena, ele representa tanto a fragilidade do sentimento quanto à possibilidade de registro, do que se escreve, se rasura e se guarda. A escolha de Joisy Amorim dialoga com a leveza e a resistência do amor em tempos de urgência emocional.
“O papel entrou na criação com uma simbologia muito forte. O cenário é de papel, os figurinos também, e esse material se integra completamente à dramaturgia. Há momentos em que o papel e o corpo se fundem em cena, como se fossem uma coisa só. Ele não é só suporte visual, mas presença poética, frágil e potente ao mesmo tempo”, destaca a diretora.
COMEÇARIA TUDO OUTRA VEZ chega a São Paulo após temporadas em países da América Latina, como Bolívia, Argentina e Cuba, além de sessões em Goiânia, onde a Giro8 mantém suas atividades desde 2011, com elenco fixo e atuação formativa. A temporada paulistana é uma oportunidade única de vivenciar o trabalho da companhia, que se destaca pela construção de um vocabulário corporal autoral e afetivo.
Sobre a Giro8 Companhia de Dança
Estreou na cena da dança de Goiás em 2011. Sob a direção geral e artística de Joisy Amorim, a companhia tem buscado promover a produção artística em/de Goiás para o mundo. Sua missão é promover a dança investigando uma linguagem que aproxime o público do universo da dança contemporânea e proporcione uma experiência humana e sensorial àqueles que observam suas criações. Com importantes prêmios e reconhecimento em sua trajetória, a companhia se apresentou em importantes teatros, festivais, exposições e circuitos de dança regionais, nacionais e internacionais. Entre eles: cinco estados brasileiros, além de Portugal (Almada), Espanha (Madri, Barcelona, Arcarás e Artesa de Lleida), México (Mazatlán, Culiacán, Tijuana, Mexicali, Cidade do México, San Luis de Potosí e Ciudad Valles), e Festival Internacional Fringe Istambul – Turquia e Argentina. Em 2024 percorreu grande parte do Brasil, Argentina, Bolívia, Cuba e Panamá. Em abril e maio de 2025 realizou uma nova turnê pelo México com apresentações em Culiacán, Tijuana, Mexicali e Cidade do México.
Site: giro8ciadedanca.com.br | @giro8cia.
Serviço:
COMEÇARIA TUDO OUTRA VEZ
Com a Giro8 Companhia de Dança
4 a 6 de julho, sexta-feira e sábado, 20h e domingo, 19h.
Centro Cultural Fiesp [Espaço Mezanino] – Avenida Paulista, 1313 – Cerqueira César, São Paulo.
50 minutos | Livre | Ingressos gratuitos [reservas pelo Meu Sesi no site sesisp.org.br/eventos].
Ficha técnica:
Direção e Coreografia – Joisy Amorim. Produção Musical – Cleyber Ribeiro. Cenografia e Projeções de Vídeo – Paulinho Pessoa. Figurinos – Pedro Bittencourt. Desenho de Iluminação – Sérgio Galvão. Elenco – Ana Silva, Yasmin Rodrigues, Gabrielle Costa, Marcio Vitorino, Phelippe Mor, Pepeu de Barros, Tiago Ferreira e Uostton di Alcântara. Ensaiadora e Professora de Contemporâneo – Érica Bearlz. Maîtres de Ballet – Tassiana Stacciarini e Rudy Candia. Professor de Pilates – Francis Muller. Professor de Gyrokinesis – João Paulo Gross. Coordenadora Estratégica de Comunicação e Marketing Digital – Erica Bearlz. Redes Sociais – Giovanna Faleiro. Design Gráfico – Duda Alho. Gestão Financeira e de Produção – Igor Maciel. Fotografia – Layza Vasconcelos. Produção Nacional e Internacional – Marcelo Zamora. Assessoria de Imprensa SP – Nossa Senhora da Pauta.
Informações do evento
Datas e Horários:
4 de julho de 2025
até 6 de julho de 2025
20:00 às 20:50 -
Sexta-Feira
20:00 às 20:50 -
Sábado
19:00 às 19:50 -
Domingo
Entrada Gratuita
Classificações: livre
Acessibilidade: Com Acessibilidade
Capacidade de pessoas: 450
Site: https://www.sesisp.org.br/evento/4d505b5e-efce-4fe5-831c-805c124cacdf/comecaria-tudo-outra-vez
E-mail: [email protected]
Formato do Evento: Presencial
Local: Centro Cultural Fiesp
Endereço: Avenida Paulista, 1313 - São Paulo / SP - 01311-923
Localização: