Crédito da foto: Layza Vasconcelos

COM TRILHA SONORA NA VOZ DE MARIA BETHÂNIA, GIRO8 COMPANHIA DE DANÇA ESTREIA EM SÃO PAULO

Companhia da cidade de Goiânia (Goiás) sobe ao palco do Centro Cultural Fiesp com a coreografia COMEÇARIA TUDO OUTRA VEZ.

Confeccionados em papel de diversos formatos, cenários e figurinos se integram a dramaturgia e são manipulados em cena pelos bailarinos

Aclamada por seu trabalho autoral e poético, a Giro8 Companhia de Dança, de Goiânia (Goiás), chega pela primeira vez à capital paulista com o espetáculo COMEÇARIA TUDO OUTRA VEZ, que cumpre temporada de 4 a 6 de julho, sexta-feira e sábado, 20h e domingo, 19h, no Centro Cultural Fiesp. Concebida e dirigida por Joisy Amorim, a obra celebra as múltiplas faces do amor e marca um momento importante na trajetória da companhia, reconhecida por seu repertório sensível e sofisticado na dança contemporânea brasileira.

Inspirado por conceitos filosóficos que atravessam séculos – de Sócrates, Platão e Aristóteles às perspectivas afetivas mais contemporâneas –, o espetáculo investiga o amor em suas expressões de Eros (desejo), Filia (amizade) e Ágape (amor incondicional). A dramaturgia corporal dos intérpretes se constrói a partir dessas camadas, revelando o afeto em sua forma mais delicada, intensa e plural.

Um dos destaques de COMEÇARIA TUDO OUTRA VEZ é a trilha sonora, inteiramente composta por canções e poemas interpretados por Maria Bethânia. A voz da artista, marcada por sua potência emocional e sua relação profunda com a poesia, não apenas embala as cenas, mas atua como fio condutor da narrativa sensorial da obra, ampliando o campo de sentidos e memórias para o público.

“A escolha da Maria Bethânia como voz da trilha sonora veio de uma conexão profunda. A voz dela tem algo de sagrado, uma força que transmite esse amor ágape, um amor pela humanidade. Além disso, traz uma brasilidade que dialoga com o corpo e a linguagem da Giro8. Bethânia tem um repertório vasto, intenso, e a forma como interpreta poemas e canções de tantos autores costura poeticamente a dramaturgia do espetáculo. Cada música foi escolhida com muito cuidado, criando uma narrativa sonora que sustenta e impulsiona a cena. É uma trilha que carrega afeto, força e sentido”, afirma Joisy Amorim.

Diferentes formas de amar

Em um tempo marcado por transformações profundas nas formas de amar e se relacionar, COMEÇARIA TUDO OUTRA VEZ busca provocar no público não apenas reflexão, mas também uma abertura para o afeto e a empatia. Criado a partir de uma perspectiva sensível e poética, o espetáculo convida à escuta das múltiplas maneiras de viver o amor. “A gente coloca várias situações de diferentes formas de amar no palco, mas de uma forma muito singela. Minha intenção é que qualquer pessoa que assista consiga sair do espetáculo refletindo, entendendo que cada pessoa ama de um jeito, mas que para a vida continuar precisamos principalmente do amor de grupo, do amor da humanidade”, aponta Joisy Amorim.

Na cenografia e figurinos, o papel é elemento simbólico e central. Presente em diversos formatos e manipulado em cena, ele representa tanto a fragilidade do sentimento quanto à possibilidade de registro, do que se escreve, se rasura e se guarda. A escolha de Joisy Amorim dialoga com a leveza e a resistência do amor em tempos de urgência emocional.

“O papel entrou na criação com uma simbologia muito forte. O cenário é de papel, os figurinos também, e esse material se integra completamente à dramaturgia. Há momentos em que o papel e o corpo se fundem em cena, como se fossem uma coisa só. Ele não é só suporte visual, mas presença poética, frágil e potente ao mesmo tempo”, destaca a diretora.

COMEÇARIA TUDO OUTRA VEZ chega a São Paulo após temporadas em países da América Latina, como Bolívia, Argentina e Cuba, além de sessões em Goiânia, onde a Giro8 mantém suas atividades desde 2011, com elenco fixo e atuação formativa. A temporada paulistana é uma oportunidade única de vivenciar o trabalho da companhia, que se destaca pela construção de um vocabulário corporal autoral e afetivo.

Sobre a Giro8 Companhia de Dança

Estreou na cena da dança de Goiás em 2011. Sob a direção geral e artística de Joisy Amorim, a companhia tem buscado promover a produção artística em/de Goiás para o mundo. Sua missão é promover a dança investigando uma linguagem que aproxime o público do universo da dança contemporânea e proporcione uma experiência humana e sensorial àqueles que observam suas criações. Com importantes prêmios e reconhecimento em sua trajetória, a companhia se apresentou em importantes teatros, festivais, exposições e circuitos de dança regionais, nacionais e internacionais. Entre eles: cinco estados brasileiros, além de Portugal (Almada), Espanha (Madri, Barcelona, Arcarás e Artesa de Lleida), México (Mazatlán, Culiacán, Tijuana, Mexicali, Cidade do México, San Luis de Potosí e Ciudad Valles), e Festival Internacional Fringe Istambul – Turquia e Argentina. Em 2024 percorreu grande parte do Brasil, Argentina, Bolívia, Cuba e Panamá. Em abril e maio de 2025 realizou uma nova turnê pelo México com apresentações em Culiacán, Tijuana, Mexicali e Cidade do México.

Site: giro8ciadedanca.com.br | @giro8cia.

Serviço:

COMEÇARIA TUDO OUTRA VEZ

Com a Giro8 Companhia de Dança

4 a 6 de julho, sexta-feira e sábado, 20h e domingo, 19h.

Centro Cultural Fiesp [Espaço Mezanino] – Avenida Paulista, 1313 – Cerqueira César, São Paulo.

50 minutos | Livre | Ingressos gratuitos [reservas pelo Meu Sesi no site sesisp.org.br/eventos].

Ficha técnica:

Direção e Coreografia – Joisy Amorim. Produção Musical – Cleyber Ribeiro. Cenografia e Projeções de Vídeo – Paulinho Pessoa. Figurinos – Pedro Bittencourt. Desenho de Iluminação – Sérgio Galvão. Elenco – Ana Silva, Yasmin Rodrigues, Gabrielle Costa, Marcio Vitorino, Phelippe Mor, Pepeu de Barros, Tiago Ferreira e Uostton di Alcântara. Ensaiadora e Professora de Contemporâneo – Érica Bearlz. Maîtres de Ballet – Tassiana Stacciarini e Rudy Candia. Professor de Pilates – Francis Muller. Professor de Gyrokinesis – João Paulo Gross. Coordenadora Estratégica de Comunicação e Marketing Digital – Erica Bearlz. Redes Sociais – Giovanna Faleiro. Design Gráfico – Duda Alho. Gestão Financeira e de Produção – Igor Maciel. Fotografia – Layza Vasconcelos. Produção Nacional e Internacional – Marcelo Zamora. Assessoria de Imprensa SP – Nossa Senhora da Pauta.

Informações do evento

Datas e Horários:
4 de julho de 2025 até 6 de julho de 2025 20:00 às 20:50 - Sexta-Feira 20:00 às 20:50 - Sábado 19:00 às 19:50 - Domingo

Entrada Gratuita

Classificações: livre

Acessibilidade: Com Acessibilidade

Capacidade de pessoas: 450

Site: https://www.sesisp.org.br/evento/4d505b5e-efce-4fe5-831c-805c124cacdf/comecaria-tudo-outra-vez

E-mail: [email protected]

Formato do Evento: Presencial

Local: Centro Cultural Fiesp

Endereço: Avenida Paulista, 1313 - São Paulo / SP - 01311-923

Localização: