Com direção e concepção da bailarina e coreógrafa Fernanda Amaral, a Cia. Dança sem Fronteiras apresenta o espetáculo Ciranda de Retina e Cristalino nos dias 09 e 10 de setembro, no Teatro Sérgio Cardoso, equipamento da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas e gerido pela Associação Paulista dos Amigos da Arte. Os ingressos, gratuitos, serão distribuídos na bilheteria do teatro uma hora antes do início do espetáculo. A sessão do dia 09 de setembro contará com recurso de audiodescrição.

“O Teatro Sérgio Cardoso traz a dança novamente para o palco, expressão artística que com muito entusiasmo temos procurado valorizar em nossa curadoria, com uma resposta do público muito positiva”, afirmou Glaucio Franca, diretor-geral da Amigos da Arte.

Criado entre os anos de 2020 e 2021, durante a pandemia e com ensaios online, o espetáculo é marcado pela improvisação, que desempenhou um papel fundamental na criação da dramaturgia e na preparação do elenco. O olho, o olhar, o ver e o ‘não ver’ foram temas da pesquisa de criação da obra, dirigida pela fundadora do grupo, Fernanda Amaral. As vivências dos bailarinos e seus processos diários de mudanças e adaptações nos tempos de rígido afastamento social e encontros através de telas também serviram de inspiração.

As composições coreográficas foram cuidadosamente desenhadas, como uma poesia em movimento, levando em consideração os corpos dos bailarinos e suas características únicas. Em conjunto com a trilha sonora e a iluminação, o espetáculo convida o público a lançar um novo olhar sobre a dança contemporânea, fortalecendo a diversidade e ultrapassando rótulos e preconceitos sobre dança e deficiência. “A dança nunca é somente sobre a dança, nem neutra, e sim rica em significados”, afirma Fernanda Amaral, diretora da Cia Dança Sem Fronteiras.

O elemento círculo, representado pela roda que gira, gira e dá voltas, como uma grande ciranda da memória, é peça central no espetáculo, dividido em três olhares. O primeiro é com todo o elenco, o segundo com a aparição dos personagens, e, no terceiro, elenco e  personagens se reencontram. Há Retina, mulher com baixa visão que baila atrás de sua janela; Cristalino, jovem com baixa visão que se equilibra fazendo malabarismos; Desfocado, que dança com sua roda em sua cadeira de rodas, além de Cecília, Iris e Cornelia, todos isolados em seus círculos, mas também conectados por suas narrativas corporais.

Ficha técnica:

Direção Geral e Concepção: Fernanda Amaral

Intérpretes: Ana Mesquita, Carmen Estevez, Cíntia Sousa Domingues Bispo, Fernanda Amaral, Gabriel Domingues, Lucinéia Felipe dos Santos e Icaro Rodrigues Grave.

Participação especial em videodança e projeções: Luana Amaral

Música Original, Arranjos e Performances Instrumentais: Sérgio Zurawski (Bipolar Studio)

Vozes: Jaqueline Momesso, Sérgio Zurawski e Wagner Dias

Música: Ciranda – Piscadas e Miradas: Wagner Dias e Fernanda Amaral

Iluminação: Fellipe Oliveira

Operador de luz: Fellipe Oliveira

Operadora de som e vídeo: Bruna

Cenários, Figurinos e Adereços: Eliseu Weide

Vídeo Projeção: Rodrigo Papa

Imagens de Videodança da Cia: Intinerante Filmes Cine

Fotos: Silvia Machado

As apresentações do espetáculo “Ciranda de Retina e Cristalino” no Teatro Sérgio Cardoso têm patrocínio da Bosch através da Lei Federal de Incentivo à Cultura. A sessão do dia 09 de setembro contará com recurso de audiodescrição.

Informações do evento

Datas e Horários:
9 de setembro de 2023 até 10 de setembro de 2023 19:00 às 20:00 - Domingo 19:00 às 20:00 - Sábado

Entrada Gratuita

Classificações: livre

Acessibilidade: Com Acessibilidade

Capacidade de pessoas: 144

Site: https://www.teatrosergiocardoso.org.br/

Formato do Evento: Presencial

Local: Teatro Sergio Cardoso - Sala Paschoal Carlos Magno

Endereço: Rua Rui Barbosa, 153 - São Paulo / SP - 01326-010

Localização: