O espetáculo apresenta diversos personagens incluindo a Retina, mulher com baixa visão que baila atrás de sua janela; Cristalino, jovem com baixa visão que se equilibra fazendo malabarismos na penumbra com sua bengala verde e sua roda iluminada; Cecília, jovem que baila com seu olho roda com grandes cílios e Iris e Corneia, dançarinas com duas faces, que dançam e refletem suas imagens em um grande espelho, Desfocado que dança com sua pequena roda em sua cadeira de rodas. Todos isolados em seus círculos, mas conectados por suas narrativas corporais que as vezes se unem em uma só coreografia formada por diversos corpos e olhares que os levam a uma grande ciranda da memória.
Em CIRANDA DE RETINA E CRISTALINO as composições coreográficas são cuidadosamente desenhadas com os corpos dos bailarinos e suas características únicas, juntamente com a trilha e a iluminação, que tem um papel fundamental no desenho das cenas, delimitando espaços e diálogos com movimentações diversas. O olhar, o ver, o não ver e o olho em sim foram temas da pesquisa de criação do espetáculo, assim como as vivências dos bailarinos da Cia e seus processos diários de mudanças e adaptações nestes tempos de afastamento social e encontros através de telas. Outro elemento poético na obra é o círculo, a roda que girar- gira e dá voltas, rodando na ciranda da memória e lembrando a ciranda sem fim, como diz a letra da canção composta por Fernanda Amaral e Wagner Dias. O espetáculo “Foca e desfoca, provoca um novo olhar em uma só virada, do mundo que gira, gira e dá voltas lembrando da Ciranda sem fim.”
Todas estas ações fazem parte do projeto FRESTAS POÉTICAS – CARTOGRAFIAS DO CORPO DIVERSO NO URBANO da DANÇA SEM FRONTEIRAS, contemplado pela 31º edição do Fomento à dança para cidade de São Paulo. Este projeto celebra também os 12 anos da Cia Dança sem Fronteiras que vem ocupando o espaço urbano com seus espetáculos e ações educacionais, quebrando barreiras e preconceitos muitas vezes conectados ao mundo das habilidades e a dança.
Informações do evento
Datas e Horários:
30 de setembro de 2022
até 2 de outubro de 2022
19:00 às 20:00 -
Domingo
21:00 às 22:00 -
Sexta-Feira
21:00 às 22:00 -
Sábado
Entrada Gratuita
Classificações: livre
Acessibilidade: Com Acessibilidade
Site: https://www.instagram.com/dancasemfronteiras/
Formato do Evento: Presencial
Local: Teatro Alfredo Mesquita
Endereço: Avenida Santos Dumont, 1770, de 1001/1002 ao fim - São Paulo / SP - 02012-010
Localização: