O Grupo Contemporâneo de Dança Livre está de volta com o espetáculo de improvisação “Cartografias”, de 18 a 20 de março, em uma temporada exclusivamente virtual. Serão quatro apresentações construídas a partir da investigação de novas formas de territorialidade, intercâmbios à distância entre os artistas convidados e o trabalho com poemas escritos por mulheres indígenas latino-americanas. O espetáculo conta com a participação de 17 artistas, de cinco países – Brasil, Costa Rica, Colômbia, México e Peru. A trilha sonora original é da artista argentina Sofi Álvarez. As apresentações acontecem nos dias 18/03, sexta-feira, às 20h; 19/03, sábado, às 15h e 20h; e 20/03, domingo, às 15h (sessão com audiodescrição). No dia 20, às 18h, ocorre um bate-papo virtual com os artistas do projeto. Toda a programação tem transmissão ao vivo pelo canal do grupo no Youtube (youtube.com/channel/UCEcRPprsUsnpycJ9SVDFA4g), com acesso gratuito e classificação livre.
Viabilizada por meio do Fundo Municipal de Cultura de Contagem, “Cartografias” é uma obra de improvisação em dança construída por artistas convidados da Argentina, Brasil, Costa Rica, Colômbia, México e Peru; que se inspiram em poemas escritos pelas mulheres indígenas latino-americanas: Graça Graúna (Brasil), Graciela Huinao (Chile), Irma Pineda (México) e Yenny Muruy Andoque (Colômbia). O espetáculo estreou em 2021, sendo desenvolvido através de um processo de criação totalmente virtual em que foram investigadas as relações e potências do encontro entre corpo, territorialidade, poesia e a construção de movimentos a partir das investigações da imagem produzida pela câmera e as possibilidades das plataformas digitais.
“A criação do espetáculo busca estreitar laços criativos e de afeto com o desafio de promover formas de conexão e criação artística à distância, transformando o distanciamento em possibilidade de potência criativa, política e sensível, transpondo as fronteiras geográficas e investigando novas formas de presença e territorialidades”, explica Duna Dias, integrante do Grupo Contemporâneo de Dança Livre e uma das idealizadoras do projeto . A cada encontro, artistas mineiros trabalharão com diferentes convidados em uma experiência de improvisação construída a partir das noções de territorialidade e de suas relações com os poemas escolhidos.
Informações do evento
Datas e Horários:
18 de março de 2022
até 20 de março de 2022
15:00 às 15:30 -
Domingo
18:00 às 18:30 -
Domingo
20:00 às 20:30 -
Sexta-Feira
15:00 às 15:30 -
Sábado
20:00 às 20:30 -
Sábado
Entrada Gratuita
Classificações: livre
Acessibilidade: Sem Acessibilidade
Site: https://www.youtube.com/channel/UCEcRPprsUsnpycJ9SVDFA4g
E-mail: dunayumi@hotmail.com
Formato do Evento: Presencial
Local: Online
Endereço: Youtube do Grupo Contemporâneo de Dança Livre