Pensamos na oralidade, nas canções de ninar, nos gestos que não se arquivam pois são atualizados a todo tempo na transmissão corpo a corpo. Gestos que moldaram nossos gestos, movimentos forjados por danças pregressas, formas que orientam danças futuras.
A dança nos faz lembrar daquilo que só podemos assimilar em companhia. Aprendemos a dançar olhando, sentindo ou dançando junto de alguém. Balançando, para frente e para trás, nos perguntamos como perduram os rastros das dança dos que nos antecederam e dos que ainda virão depois de nós. Como em um processo de rememoração ou de aparição, insistimos em tentar lembrar, e também, imaginar. O que a dança e a manutenção da vida têm em comum?
O nome que dá título à peça propõe uma abertura de sentidos: canto como substantivo mas também como verbo. Cantar, tão intrínseco à dançar, é também uma homenagem e celebração aos sons e movimentos que nos trouxeram até aqui. Canto como insistência e aposta nos gestos vindouros que nos sucedem. O som como um agente que poderia nos devolver a imagem daquilo que se transmite no corpo a corpo, daquilo que se repete nos nossos corpos e nas nossas vozes.
‘canto ao fim’ é resultado da parceria inédita entre Clarissa Sacchelli e Isabel Ramos Monteiro que durante a pandemia voltaram seus olhares para os labores envolvidos nos gestos de cuidados recebidos e doados. Seu processo de criação envolveu uma série de oficinas ministradas pelas artistas além da proposição de uma vivência estendida de dança e criação para gestantes e puérperes. Também foram realizadas conversas com mães e cuidadoras, buscando levantar e investigar relações entre som, memória e cuidado. Destas conversas emergiram diferentes paisagens sonoras, interjeições características da oralidade e coros de ninar que acabaram por dar forma à trilha sonora da peça.
Em cena, a dança acontece em meio a uma instalação de som e luz junto da qual uma comunidade de trabalho e cuidado é instaurada. Os ofícios das operações de luz e som são visibilizados como ações em estado de performance. A dança que aqui toma lugar se dá tanto no centro como nos bastidores da cena. Borrando também a divisão entre palco e plateia, convidamos o público a se sentar junto de onde a dança acontece. Perguntamos como podemos criar um ritmo comum enquanto buscamos modos de regular, sintonizar e ressoar coletivamente. Com ‘canto ao fim’, apostamos nos movimentos que se fazem à beira do silêncio ou da canção.
FICHA TÉCNICA
Criação: Isabel Ramos Monteiro e Clarissa Sacchelli
Performance: Isabel Ramos Monteiro em companhia de Clarissa Sacchelli e Laura Salerno
Coro: Andreia Yonashiro, Camila Sacchelli Ramos, Carina Pepe Sacchelli, Carolina Pepe Sacchelli, Isis Schranck, Júlia Rocha, Leticia Sekito, Marcela Tiboni, Maria Clara Silva Izidoro Salerno, Maria Claret Pepe Sacchelli, Melanie Graille, Mônica Augusto, Rebeca Sacchelli, Thais Sacchelli, Tatiana Sacchelli, Waléria Sacchelli Ramos, Walkiria Sacchelli
Composição sonora: Clarissa Sacchelli em companhia do coro
Arquitetura de som e mixagem de trilha: Miguel Caldas
Montagem de som: Igor Souza e Tomé de Souza
Luz: Laura Salerno
Diálogo dramatúrgico: Júlia Rocha
Diálogo coreográfico: Beatriz Sano
Diálogo de som: Luisa Puterman
Diálogo visual: Renan Marcondes
Produção executiva: Iolanda Sinatra
Design gráfico: Bruna Keese
Fotografia: Mayra Azzi
Assessoria de imprensa: Nossa Senhora da Pauta
Apoio: Casa Líquida, Casa 88, ELD Santo André, Galeria Olido, Greta Galpão, Instituto de Artes da Unesp, IA Unicamp, Unidança, Teatro Conchita de Moraes
Agradecimentos:
Bruno Cucio; Bruno Levorin; Eduardo Fukushima; Joana e seus avós e tios; Lilian Vilela; Instituto de Artes da Unesp; Talma Salem; aos participantes de ‘NINHADA – dança e criação para gestantes e puérperes’: Ayeska Ariza e bebê na barriga, Carolina Pereira e Benjamin, Fernanda Lobo e Martim, Íris Junges e bebê na barriga, Júlia Rocha e Lírio, Patrícia Bergantin e Inácio, Rosana Carvalho, Thaís Capeto e Primavera; aos passantes, participantes e artistas convidados da residência ‘canto de começos’ no Sesc Pompeia: Andreia Yonashiro, Bárbara Malavoglia, Beatriz Sano, Carolina Canteli, Cris Almeida, Graziela Kunsch, João Borges, Júlia Rocha, Kali Apu, Marcela Reichelt, Marion Hesser, Miriam Carvalho, Mônica Augusto, Tamisa Betina, Thati Valério; às Mães Mobilizadoras do Centro de Excelência à Primeira Infância/IBEAC e participantes das Rodas de Dança, Movimento e Cuidado para gestantes e mães de crianças pequenas.
Projeto contemplado pelo PROAC 03/2023 – Dança – produção de espetáculo inédito
Informações do evento
Datas e Horários:
29 de agosto de 2024
até 1 de setembro de 2024
17:00 às 18:00 -
Domingo
19:00 às 20:00 -
Quinta-Feira
19:00 às 20:00 -
Sexta-Feira
19:00 às 20:00 -
Sábado
Entrada Gratuita
Classificações: 16 anos
Acessibilidade: Sem Acessibilidade
Formato do Evento: Presencial
Local: Sala Olido
Endereço: Avenida São João, 473, até 649 - lado ímpar - São Paulo / SP - 01035-000
Localização: