Bosque é uma chamada artística à consciência ambiental. Uma pesquisa que aproxima dança e artes visuais para criar paisagens únicas nas cidades, perseguindo a ideia de impermanência e instabilidade do corpo em contato com a natureza, questões climáticas e práticas coletivas. É uma performance em grande escala para espaços abertos que envolve a participação da população local para construirmos juntas um trabalho forte e potente. De cabeça para baixo, o corpo inverte o espaço e questiona o tempo. Por quanto tempo o corpo resiste? Por quanto tempo a floresta irá resistir?

Um trabalho de Clarice Lima BR, com dramaturgia de Catarina Saraiva PT, com a colaboração das dançarinas Nina Fajdiga SL e Aline Bonamin BR e que acontece com participantes locais. A empatia lidera os encontros onde aproximamos todas as participantes da pesquisa, promovendo práticas coletivas que respeitam e valorizam os limites de cada uma.

Na performance, o corpo de cabeça para baixo chama a atenção para a luta que a própria natureza enfrenta. Eventualmente, e em momentos diferentes, cada corpo-árvore cai no chão, um a um, onde permanecem até que se erguem novamente, mudando a paisagem, trazendo movimento e vida a esse Bosque através das ações de descer e subir. Na natureza e na vida as coisas estão sempre nascendo e morrendo e assim estamos nessa performance. A solidariedade conduz a coreografia e para construir o Bosque as participantes ajudam umas as outras a montar as árvores/ figurinos. Ao final ninguém sai até que a última resista, não deixando ninguém para trás. A coreografia chama a atenção para a importância e força do coletivo, e a possibilidade de diversidade dentro dele, onde a natureza só resiste por causa de sua biodiversidade.

A pesquisa é a terceira parte da Treelogia e se aprofunda na ideia de criar uma paisagem viva na cidade, potencializando práticas coletivas, pessoas e nossa relação com a natureza. Bosque olha para estas questões de uma forma poética e coletiva. Dentro deste Bosque nós-natureza queremos resistir enquanto pudermos, juntos, como uma só.

FICHA TÉCNICA

Coreógrafa e Diretora: Clarice Lima

Dramaturgista: Catarina Saraiva

Assistentes de movimento e Dançarinas: Aline Bonamin e Nina Fajdiga

Saias: Onono / Ademar Ferrera, Wilson Ranieri, Sirlei Ferreira e Elizabete Vasconcelos

Performers: Andrea Rosa Sá, Danielli Mendes, Gabriel Tolgyesi, Flow Kountouriotis, Isis Andreatta, Jaqueline Macedo, Jeronimo Bitencourt, Jonatan Vasconcelos, Juliana Lino, Karen Marçal, Leandro Berton, Luana Leite, Marcela Costa, Mariana Molinos, Maurício Alves, Mauricio Florez, Odri Campos, Patrícia Araújo, Patricia Bergantin, Paulo Carpino, Thainá Souza e Wesley Peixinho.

Co-Produção: Big Pulse Dance Alliance, New Baltic Dance, Internacional Dance Festival TANEC PRAHA, Sismògraf Dance Festival e Julidans

Co-Financiamento: Creative Europe da União Européia

Produção: FUTURA, Rafael Petri (MoviCena Produções) e Linha de Fuga

Fotos: Jack Landau

Duração: aproximadamente 30 minutos

Classificação: Livre

Informações do evento

Datas e Horários:
1 de maio de 2024 até 5 de maio de 2024 14:00 às 14:30 - Domingo 15:00 às 15:30 - Quarta-Feira

Entrada Gratuita

Classificações: livre

Acessibilidade: Com Acessibilidade

Formato do Evento: Presencial

Local: Sesc Avenida Paulista

Endereço: Avenida Paulista, 119, 119 - São Paulo / SP - 01311-903

Localização: