O bate-papo propõe uma imersão nas histórias, desafios e conquistas das pessoas que fazem parte da cena ballroom, e sua relação com a periferia. A cultura Ballroom, nascida nos Estados Unidos e adaptada às realidades brasileiras, é muito mais que um espaço de expressão artística; é um ato de resistência e criação de comunidade para pessoas LGBTQIAP+, especialmente pessoas negras e trans.
O bate-papo abordará os impactos da vivência ballroom na autoestima, no fortalecimento das identidades e na luta por direitos. Também será discutida a importância de fomentar políticas públicas e espaços de apoio que reconheçam e valorizem essa expressão cultural.
Sobre a Travas da Sul Rede Sociocultural
Travas da Sul Rede Sociocultural promove ações por e para a população LGBTrans desde 2019. Convidamos a comunidade do território a conhecer e refletir sobre arte e cultura, práticas de Redução de Danos e prevenção de IST em espaços participativos e formativos como o Sarau Travas da Sul, a festa Diz_Trava, o Café com Travas e o Cinemão Travas da Sul.
Sobre as participantes
Eduarda Kona ZION Hands UP travesti, bailarina, coreógrafa, performer, multiartista, nascida e criada na Ceilândia em Brasília Distrito Federal. É produtora cultural e pesquisadora sobre gênero e sexualidade através da dança, pioneira da cena ballroom Brasil tendo início no centro oeste e assim demais estados fomentando e articulando bailes e organizações em prol ao crescimento da cena Ballroom. Líder e mãe da primeira casa reconhecida dentro da cena Ballroom Brasil (House of Hands Up) e Mãe da primeira casa de origem Internacional no Brasil (Iconic House of Zion), agente de saúde e cuidados a população trans e LGBTQIAP+.
Fênix Zion (@fenix_zion) é multiartista, dançarine com DRT, Graduade em Dança pela UFAL e técnique em Produção de Moda pela ETA/UFAL. Multiartista, ativista social, nordestine, é a primeira pessoa trans não-binárie retificada no estado de Alagoas, e vive com HIV na periferia de São Paulo. Na cultura Ballroom brasileira, é pioneire pelo estado de Alagoas e ume dus articuladores da comunidade no Norte e Nordeste, sendo também Overseer da Iconic House of Zion no Brasil, Overseer da Casa de Mandacaru em São Paulo, Alagoas, Maranhão, Tocantins, Roraima e Mato Grosso, além de integrar os Coletivos Capoeira para Todes e AMEM.
Izabella Safira nasceu em 2019 a partir das vivências da Safira. Participou de diversos eventos como: Sarau Travas da Sul, Festa Diz_Trava, Saraus em diversas unidades do Sesc São Paulo, em Casas de Cultura e Centros Culturais de São Paulo. Também realizou o primeiro bate cabelo na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. É vice-diretora do Fundo Aqué, primeiro fundo filantrópico voltado para travestis e pessoas trans no Brasil.
Marcia Marci é graduada em comunicação social pela FAPCOM (2012). Está como consultora de Prevenção na Coordenadoria de IST/Aids da cidade de São Paulo. É idealizadora e gestora da Travas da Sul Rede Sociocultural (@travasdasul), atuou como assessora técnica para comunidades atingidas pelo desastre-crime de Mariana-MG pela Aedas Minas Gerais, com assessoria pedagógica para o Programa Itau Social-Unicef e como socioeducadora no PJMC pelo Cieds (2019-2023). É co-autora de “Crônicas Coiote” (padê editorial).
Informações do evento
Datas e Horários:
13 de março de 2025
até 13 de março de 2025
19:00 às 21:00 -
Quinta-Feira
Entrada Gratuita
Classificações: 14 anos
Acessibilidade: Com Acessibilidade
Capacidade de pessoas: 80
Telefone para contato: (11) 3350-6300
E-mail: [email protected]
Formato do Evento: Presencial
Local: Sesc 24 de Maio
Endereço: Rua Vinte e Quatro de Maio, 109 - São Paulo / SP - 01041-001
Localização: