A semana de aulas abertas do Estúdio Nova Dança é um momento para você conhecer as aulas que acontecem no espaço, bem como os professores que conduzem os encontros, nos horários das atividades regulares do estúdio.


Programação:


Aikido com Ana Paula Gomes e Georgette Fadel

– 2a feira, 01/08, das 8h às 10h (presencial) – 6 vagas

– 4a feira, 03/08. das 8h às 10h (presencial) – 6 vagas


      Aikido é uma moderna arte marcial japonesa. AI-harmonia, KI-energia e DO-caminho: O caminho da harmonia e da energia. Movimentos em espirais, conforme os princípios das energias da vida. O Aikido é formado de movimentos leves, circulares e sobretudo eficientes. Tem o princípio da não resistência e do encontro das forças de seus praticantes redirecionado em espirais.



Contato Improvisação com Gisele Calazans

– segunda-feira, 01/08, das 10h às 12h (presencial) – 10 vagas


       Escuta, prontidão e leveza.

     Contato Improvisação é uma técnica de dança que nasce do diálogo físico entre duas ou mais pessoas num jogo sensível de recepção do peso e pressão. Através do estudo da anatomia corporal, da respiração, de rolamentos, carregamentos e técnicas de queda, ampliamos o vocabulário e a percepção dxs movedorxs para desfrutarem do encontro com outros corpos. 


Feldenkrais, Movimento e Jogo Livre para adultos com Mariana Huck

– 2a feira, 01/08, das 19h30 às 20h30 (presencial) – 15 vagas


      Podemos evitar a sensação de cansaço e esgotamento tão frequentes em nossas vidas explorando e criando padrões de ação com um maior grau de organização? Como criar momentos de pausa no correr do dia? Como descobrir novas formas de fazer as ações mais cotidianas e sentir mais segurança postural-emocional? Podemos descobrir novas formas de nos deitar e descansar à noite para nos restaurarmos de fato e voltar a ter noites bem dormidas? Podemos voltar a nos mover com uma atitude mais exploratória, curiosa, leve, divertida e sentir o bem-estar de uma criança pequena em crescimento? Podemos voltar a nos relacionar conosco e com as demais pessoas de forma mais leve e interessante?


     Aqui a chave para mergulhar nesta investigação pessoal é deitar no chão e se permitir ser conduzido através das sequências de movimentos criadas pelo físico e artista marcial Moshe Feldenkrais e fazer os experimentos de movimento inspirados na pesquisa da educadora Elfriede Hengstenberg. A condução é questão central neste trabalho. Busco através das palavras não só descrever os movimentos mas também direcionar tanto a atenção como a forma em que esta é usada. Busco criar o ambiente interno que temos durante nossa primeiríssima infância para que você explore os movimentos propostos de forma cada vez mais curiosa, leve, prazerosa, respeitosa, livre de julgamentos e sem busca por resultados imediatos.


      Por que o movimento? É a partir do movimento que adquirimos a consciência que temos de nós e do mundo. O Método Feldenkrais é um caminho concreto de aprendizagem através da experiência pessoal, baseada no movimento, concebida para melhorar todos os aspectos da nossa vida física e mental. Nas aulas aprendemos a arte da auto observação para reconhecer padrões de movimento-sentimento-sensação-pensamento e poder criar novos que se adequem às transformações constantes que nos impõe a vida. Esta observação atenta de si leva a sanar desde uma dor crônica até chegar a realização de nossos sonhos. Todos temos sonhos que nos escapam e Feldenkrais descreve a pessoa saudável como aquela que se atreve a ir em direção a seus sonhos. 


      O desenvolvimento infantil é uma das grandes bases do Método Feldenkrais e é por esta vertente que cheguei às pesquisas de educadores que também tem concepções inovadoras sobre o desenvolvimento e o amadurecimento humanos como Emmi Pikler, Elfriede Hengstenberg, Heinrich Jacoby, Myrtha Chokler, Agnès Szanto, Üte Strub e Boris Cyrulnik. 


     Moshe Feldenkrais acreditava que todos possuímos capacidades extraordinárias. Tudo o que precisamos é do método adequado e de um pouco de aplicação para desbloquear todo o nosso potencial. A chave mais importante para abrir as portas fechadas é o movimento.



Improvisação com Alex Ratton

– Segunda, 01/08, das 20h às 22 hrs (VIRTUAL) – 10 vagas


   Nessa aula abordamos princípios do Contato/Improvisação combinado com elementos de consciência corporal e composição cênica para que, através do autoconhecimento e percepção do espaço, o aluno possa ampliar sua capacidade de lidar com o corpo de uma forma mais ampla, completa e prazerosa.



Kinomichi com Caio Paduan

– Terça-feira, 02/08, das 8h30 às 10h (presencial) – 10 vagas

– Quinta-feira, 04/08, das 19h30h às 21h (presencial) – 10 vagas


     O Kinomichi é a combinação da tradição japonesa do Aikido com noções de consciência do movimento. Criado em 1979 por Mestre Noro, discípulo do fundador do Aikido, Mestre Ueshiba, o Kinomichi é uma arte que reúne: a estrutura e energia da tradição da arte marcial; a cumplicidade e a harmonia da dança; o respeito corporal da antiginástica e a espiritualidade japonesa.


      Através da pesquisa das espirais do corpo, desenvolve uma coordenação motora que alivia o estresse articular e traz o equilíbrio da coluna vertebral.

Pode ser praticado por pessoas de todas as idades e experiências corporais, respeitando e preservando os limites de cada um.



Dança contemporânea – um olhar de dentro com Lu Favoreto

– Terça-feira, 02/08, das 20h às 22h (presencial) – 10 vagas

– Quarta-feira, 03/08, das 10h às 12h (presencial) – 10 vagas


      A vivência fundamenta-se no sistema ósseo e sua organização interna, provocando um olhar de dentro para o corpo e o movimento. Direções ósseas, espaços articulares, peso, movimento fundamental, movimento vivenciado e unidade mente/corpo são alguns dos princípios abordados. A partir de auto-manobras e do movimento investigativo, estimulamos a vivência da estrutura corporal no espaço/tempo interno e externo. Assim é realizada a articulação entre o trabalho de reestruturação do corpo e as possibilidades de relação com a sonoridade e com o espaço/tempo íntimo do corpo, do entorno e da dança.



Aikido com Lila Serzedello

– Quinta-feira, 04/08, das 18h às 19h30 (presencial) – 10 vagas.


      Aikido é uma moderna arte marcial japonesa. AI-harmonia, KI-energia e DO-caminho: O caminho da harmonia e da energia. Movimentos em espirais, conforme os princípios das energias da vida. O Aikido é formado de movimentos leves, circulares e sobretudo eficientes. Tem o princípio da não resistência e do encontro das forças de seus praticantes redirecionado em espirais.


Encontro virtual para Danças reais com Lu Favoreto

– Sexta-feira, 05/08, das 10h às 12h (virtual) – 8 vagas


      A vivência fundamenta-se no sistema ósseo e sua organização interna, provocando um olhar de dentro para o corpo e o movimento. Direções ósseas, espaços articulares, peso, movimento fundamental, movimento vivenciado e unidade mente/corpo são alguns dos princípios abordados. A partir de auto-manobras e do movimento investigativo, estimulamos a vivência da estrutura corporal no espaço/tempo interno e externo. Assim é realizada a articulação entre o trabalho de reestruturação do corpo e as possibilidades de relação com a sonoridade e com o espaço/tempo íntimo do corpo, do entorno e da dança.

No trabalho presencial e virtual o conteúdo de DANÇA CONTEMPORÂNEA  – um olhar de dentro e ENCONTRO VIRTUAL PARA DANÇAS REAIS é o mesmo. O que difere são as estratégias pedagógicas que serão construídas conforme a potência e os limites do encontro presencial ou virtual.



Treinamento Viewpoints com Luah Guimarãez

– 4a. Feira, 10/08, das 19h as 22h (Presencial)  – 25 vagas


     Trata-se de uma técnica que proporciona a prática cênica por meio de sessões de improvisação, circunscritas por princípios filosóficos ligados a categorias diferenciadas de tempo e espaço. Treinar Viewpoints convoca o intérprete a considerar o público durante todo o tempo de treinamento, bem como institui procedimentos de trabalho coletivo e autoral.

Informações do evento

Datas e Horários:
1 de agosto de 2022 até 10 de agosto de 2022 08:00 às 12:00 - Segunda-Feira 19:30 às 22:00 - Segunda-Feira 08:30 às 10:00 - Terça-Feira 20:00 às 22:00 - Terça-Feira 08:00 às 12:00 - Quarta-Feira 19:00 às 22:00 - Quarta-Feira 18:00 às 21:00 - Quinta-Feira 10:00 às 12:00 - Sexta-Feira

Entrada Gratuita

Classificações: livre

Acessibilidade: Sem Acessibilidade

Capacidade de pessoas: 25

Site: https://forms.gle/xJM9w5WhJMGyaLEz9

Formato do Evento: Presencial

Local: Estúdio Oito Nova Dança e Online

Endereço: Grajaú, 534 - São Paulo / SP