Crédito da foto: Douglas Vieira

A conceituada Cia. Fragmento de Dança convidou diversos artistas para a criação de ATO, dirigido por Vanessa Macedo e indicado ao prêmio APCA 2025 na categoria de melhor espetáculo. E, agora, o grupo faz novas apresentações gratuitas do trabalho no Parque Chácara do Jockey (no dia 1/2, às 11h e às 14h), na praça do Centro Cultural Grajaú (nos dias 28/2 e 1/3, às 16h30) e no Largo do Rosário (nos dias 14 e 15/3, às 14h).

Um manifesto escrito por gestos. Uma orquestra movida por corpos. Ainda há tempo para tantos “eus’ que se fazem ouvir em manifesto se implicarem num “nós”? A Cia Fragmento de Dança convida em ATO artistas para se juntarem ao elenco, construindo uma estrutura coreográfica que convoca o movimento em uníssono para fortalecer a imagem do grupo.

A pesquisa surgiu inspirada na forma como as pessoas se organizam em atos e manifestações políticas. Os gestos são os disparadores de uma construção que se complexifica na insistência, na repetição, no ritmo e nos corpos que se organizam como se fossem um quadro vivo.

Uma das primeiras referências investigadas foi a performance do coletivo feminista chileno “Lastesis”, quando mullheres com olhos vendados e gestos coreografados gritaram “el violador eres tú” (o estuprador é você) nas ruas do Chile e, depois, em várias partes do mundo. Seriam esses espaços a possibilidade de um comum? Ainda que de forma passageira, por alguns momentos, nos encontramos como grupo. O que isso nos diz?

Sobre a Cia. Fragmento de Dança

Sob a direção de Vanessa Macedo, a Cia Fragmento de Dança é um núcleo artístico de pesquisa e produção em dança contemporânea, sediado na cidade de São Paulo – SP, desde 2002. Ao longo dos seus anos de existência, construiu uma linguagem estética autoral interessada em discutir gênero, autoimagem, fricção entre vida e obra. Nos últimos anos, tem se voltado para a investigação do autodepoimento na cena, a experiência da alteridade e a dimensão política do falar sobre si em processos de criação.

Se, por um lado, a pesquisa sobre memórias e dramaturgias de testemunhos se faz presente, por outro, as perguntas sobre nossas potências e contradições como seres sociais e políticos também acompanham o grupo. As criações passam por esses espaços de tensão. A Cia tem uma intensa atuação na capital paulistana, participa constantemente de festivais nacionais e internacionais e já foi contemplada pelos principais prêmios e editais de incentivo à Dança.

“Este projeto foi contemplado pela 38° Edição  do Programa Municipal de Fomento à Dança para a cidade de São Paulo – SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA E ECONOMIA CRIATIVA”

Ficha Técnica

Concepção, coreografia e direção: Vanessa Macedo

Assistência de direção: Maitê Molnar

Assistência coreográfica: Diego Hazan e Maitê Molnar

Elenco: Cinthia Tomaz, Diego Hazan, Gabriela Ramos, Leticia Almeida, Maitê Molnar, Maria Basulto, Marina Dantas, Paco Vasconcelos, Patrícia Pina, Prudy Oliveira e Sergio Galdino.

Música ao vivo e composição de trilha sonora: Fernando da Mata e Lua Oliveira

Figurinos, adereços, cenografia: Cia Fragmento de Dança

Produção: Luciana Venâncio (Movicena Associação Cultural)

Sinopse

Um manifesto escrito por gestos. Uma orquestra movida por corpos. Ainda há tempo para tantos “eus” se implicarem num “nós”? Em ATO,  artistas convidados se juntam ao elenco na construção de uma estrutura coreográfica que convoca o movimento em uníssono que tanto fortalece a imagem de grupo, quanto cria tensões polifônicas.

 

Serviço

ATO, com Cia. Fragmento de Dança

Duração: 50 minutos

Classificação: livre

Grátis

 

Parque Chácara do Jockey – Rua Santa Crescência 201 – Portaria 5, Vila Sônia, São Paulo

Quando: 1/2, às 11h e às 14h

Centro Cultural Grajaú – PraçaR. Prof. Oscar Barreto Filho, 252, Parque América, São Paulo

Quando: 28/2 e 1/3, às 16h30

Largo do Rosário – Largo do Rosário, SN, Penha, São Paulo

Quando: 14 e 15/3, às 14h

Informações do evento

Datas e Horários:
1 de fevereiro de 2026 até 15 de março de 2026 11:00 às 12:00 - Domingo

Entrada Gratuita

Classificações: livre

Acessibilidade: Com Acessibilidade

Capacidade de pessoas: 100

Telefone para contato: (11) 95559-1596

E-mail: [email protected]

Formato do Evento: Presencial

Local: Parque Chácara do Jockey

Endereço: Avenida Professor Francisco Morato, 5300 - São Paulo / SP - 05520-300

Localização: