O Itaú Cultural e a Associação Pró-Dança realizam a primeira edição da Mostra Internacional de Dança de São Paulo (MID-SP). A programação acontece presencialmente na sede do Itaú Cultural, com espetáculos e mesas de debates, além da exibição de videodanças no Piso Térreo do Itaú Cultural. Digitalmente, uma mostra de vídeos também acontece no site da Associação Pró-Dança www.prodanca.org.br.
Sob direção de Jailson Lopes, Aterrágua integra a pesquisa do grupo em torno das corporeidades ribeirinhas e das identidades negro indígenas que fazem parte da constituição identitária da região do Vale do São Francisco. O espetáculo investiga modos de se mover contextualizando as realidades locais e foi desenvolvido a partir de pesquisas práticas no território quilombola da Ilha do Massangano e no território indígena Pankararu, ambos em Pernambuco, que são espaços de confluência de povos negros e indígenas. A companhia vem desenvolvendo trabalhos com essas comunidades há cerca de 10 anos.
Sobre a companhia
A Cia de Dança do Sesc Petrolina (CDASP), com 29 anos de atividades, firma-se definitivamente como um espaço de formação em dança na região do Vale do São Francisco, desenvolvendo no interior do estado de Pernambuco um trabalho sistemático e ininterrupto em dança contemporânea. O ensino/aprendizagem propiciado pela CDASP tem sido responsável pela formação de artistas da dança – instrutores, bailarinos e coreógrafos – , possibilitando a inserção dos mesmos no mercado de trabalho e contribuindo para formação de novos grupos de dança na região.
Sobre o coreógrafo
Jailson Lima é bacharel em Administração pela Faculdade de Ciências Aplicadas (FACAPE). Licenciado em Artes Visuais pela CLARETIANO. Especialista em “Dança: Práticas e Pensamento do Corpo”, pela Faculdade Angel Vianna (FAV). Mestre em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos, pela Universidade Estadual da Bahia (UNEB) e doutorando por esta universidade. É gerente do Sesc Petrolina. Professor de Dança, Diretor e Produtor da Qualquer Um dos 2 Cia de Dança. Curador da Mostra 14 de Dança, Aldeia Vale Dançar e Aldeia do Velho Chico.
FICHA TÉCNICA
Concepção e Direção: Jailson Lima
Assistência de Direção: Alexandre Santos
Concepção e Criação de luz: Carlos Tiago
Trilha Sonora Original: Sônia Guimarães (viola, berimbau e voz: Sônia Guimarães e voz e percussão: Anastácia Rodrigues)
Música: Toré das 12 Irmãs e Mais Algumas, de Dea Trancoso e Sônia Guimarães
Elenco: André Vitor Brandão, Alexandre Santos, Beatriz Ribeiro, Beatriz Martins, Cresley, Graziela Medrado, Jaidson Sá, Julia Gondim, Natalia Agla, Tássio Tavares, Ramon Souza e Sandriele Gomes
Duração: 30 minutos
Classificação Indicativa: livre
Programação com tradução em Libras em tempo real e audiodescrição
Informações do evento
Datas e Horários:
29 de agosto de 2024
21:45 às 22:45 -
Quinta-Feira
Entrada Gratuita
Classificações: livre
Acessibilidade: Com Acessibilidade
Formato do Evento: Presencial
Local: Itaú Cultural
Endereço: Avenida Paulista, 149, até 609 - lado ímpar - São Paulo / SP - 01311-000
Localização: