Crédito da foto: Christian Laszlo

O espetáculo ATÉ QUANDO? é um diálogo entre dança e audiovisual que investiga a temática do envelhecer como processo da passagem do tempo no corpo. É um duo de dança que apresenta diferentes gerações de mulheres que dançam – mãe e filha – evidenciando de maneira poética as transformações e a finitude da vida nesse diálogo intergeracional revelador da multiplicidade do envelhecer ao olhar a maturidade e a vitalidade do corpo que dança “até quando” quiser dançar.

SOBRE O ESPETÁCULO: 

O espetáculo ATÉ QUANDO? é um diálogo entre dança e audiovisual que investiga a temática do envelhecer como processo da passagem do tempo no corpo. É um duo de dança com Jussara Miller e Cora Laszlo, com direção e dramaturgia de Norberto Presta e audiovisual de Christian Laszlo. O trabalho apresenta diferentes gerações de mulheres que dançam – mãe e filha – evidenciando de maneira poética as transformações e a finitude da vida nesse diálogo intergeracional revelador da multiplicidade do envelhecer ao olhar a maturidade e a vitalidade do corpo que dança “até quando” quiser dançar.

O duo ATÉ QUANDO? propõe uma abordagem multimídia que apresenta imagens fotográficas e vídeos projetados na tela e no corpo das bailarinas revelando a interface entre dança e audiovisual.

ATÉ QUANDO? enfatiza como as vivências em dança, quando atravessadas pelo envelhecimento, podem promover modificações nos próprios modos de fazer e pensar a dança, além de produzir questionamentos sobre os estereótipos associados ao envelhecimento, deflagrando a pluralidade do envelhecer e expandindo o horizonte sobre o entendimento do envelhecimento como processo vital do corpo.

O espetáculo apresenta, de maneira crítica e criativa, a arte como defensora da vida sem preconceitos e procura evidenciar como que o diálogo intergeracional pode  revelar a importância singular de cada momento de vida no presente, revelando os saberes produzidos pelo envelhecimento como pulsão de vida, com o ineditismo de trazer, pela primeira vez, mãe e filha no diálogo em cena.

As duas bailarinas, de diferentes gerações, questionam e contrapõem às questões impostas por uma sociedade etarista, principalmente diante do envelhecer da mulher – o que evidencia a potência  da troca intergeracional proposta no trabalho.

Neste espetáculo inédito, é possível reconhecer a pesquisa continuada realizada há mais de trinta anos por Jussara Miller, em parceria com o diretor Norberto Presta, com o fotógrafo Christian Laszlo e com a bailarina Cora Laszlo, a partir da investigação sobre o diálogo entre dança e audiovisual e o que se cria neste espaço “entre”, pesquisa que ancora esta parceria em diversos trabalhos anteriores, revelando um aprofundamento de pesquisa longeva na dança, evidenciando, assim, a processualidade do corpo que dança.

 

FICHA TÉCNICA 

Concepção e coordenação geral do projeto: Jussara Miller

Criação, coreografia e dança: Cora Laszlo e Jussara Miller

Direção, dramaturgia e cenografia: Norberto Presta

Fotografia, audiovisual e pesquisa musical: Christian Laszlo

Iluminação: Eduardo Albergaria

Figurino: Warner Junior

Projeto cenotécnico: Christian Laszlo

Edição de vídeo e projeção: Isabela Moura

Arte gráfica: Elis Laszlo

Consultoria em acessibilidade: M&M Acessibilidade Cultural/Daniella Forchetti 

Audiodescrição: Daniella Forchetti

Consultoria em audiodescrição: Vilson Zattera

Intérprete de libras: Mile Silva

Registro em vídeo: Isabela Moura e Lucas Reitano

Assessoria de imprensa: Nossa Senhora da Pauta

Marketing digital: Gustavo Xella

Produção executiva e gestão financeira: Wannyse Zivko (Arte & Efeito)

Produção geral: Salão do Movimento 

 

MINI-BIO DOS ARTISTAS: 

JUSSARA MILLER (bailarina e coreógrafa)

Jussara Miller é bailarina, coreógrafa e professora de dança e educação somática. É

Mestre e Doutora em Artes e graduada em Dança pela pela UNICAMP. É docente da Pós-Graduação lato sensu em Técnica Klauss Vianna da PUC-SP e diretora/fundadora do Salão do Movimento, um espaço de dança em Campinas-SP. É autora dos livros: A Escuta do Corpo: sistematização da Técnica Klauss Vianna (Summus, 2007) e Qual é o corpo que dança? Dança e Educação Somática para adultos e crianças(Summus, 2012). É criadora de diversos solos autorais contemplados pelo PROAC, com os quais recebeu os prêmios: Prêmio Denilto Gomes-2021 pelo projeto “Verdes e Ouvirdes”, Prêmio Denilto Gomes-2018 por sua Trajetória na Dança e o Prêmio Denilto Gomes-2015 pela coreografia do solo “Nada Pode Tudo”. 

Mais informações: www.salaodomovimento.art.br

CORA LASZLO (bailarina e coreógrafa)

Cora Laszlo é bailarina e criadora brasileira  vivendo entre os Estados Unidos e o Brasil desde 2018. É graduada em Dança pela Unicamp, pós-graduada em Técnica Klauss Vianna pela PUC-SP, mestre em Performance Studies pela New York University e doutoranda pela University of California-Los Angeles (UCLA). Como artista da dança, tem uma forte carreira autoral, tendo criado diversos trabalhos de dança sendo os mais recentes os solos: “Gambiarra” (2023) e “32 de Dezembro” (2019). Viveu em Nova York entre 2018 e 2022, onde apresentou em espaços como Movement Research at Judson Church e foi artista residente no LEIMAY Arts in the Community Garden Fellowship com a qual criou a performance “I Swallow Your Silence” (2021). É autora do livro “Outros Caminhos de Dança” lançado pela Editora Summus em 2018. 

Mais informações: www.coralaszlo.com

NORBERTO PRESTA (direção e dramaturgia)

Norberto Presta é ator, diretor e autor teatral, com reconhecimento internacional, com carreira consolidada na Europa e na América Latina. Transita por diversas disciplinas artísticas, incluindo teatro, dança, literatura e cinema. Sua obra é marcada por um forte conteúdo político e uma estética poética singular. Suas criações são referência no campo das artes cênicas contemporâneas. É um pesquisador ativo das relações entre dramaturgia e corpo em movimento. Destaca-se pela contribuição à dramaturgia em dança, sendo referência acadêmica e artística. Seus trabalhos buscam constantemente novas linguagens e formatos de expressão. Cada projeto reafirma seu compromisso com a inovação e a reflexão crítica.

CHRISTIAN LASZLO (fotografia, audiovisual e pesquisa musical)

Desde 1990 desenvolve a pesquisa de fotografia e audiovisual para a dança. Em parceria com Jussara Miller, realizou a fotografia e audiovisual de diversos trabalhos, sendo os mais recentes: “Clariarce” (2010); “Cá entre Nós” (2011); “Nada Pode Tudo” (2015); “Corpo Sentado” (2016) e “Verdes e Ouvirdes” (2021), todos contemplados pelo PROAC. Em 2015 recebeu o “Prêmio Denilto Gomes”, pela trilha sonora do solo “Nada Pode Tudo”. Em parceria com a bailarina Cora Laszlo, fez a pesquisa musical do solo “Deixe-me Inventar” contemplado pelo programa SAE Aluno-Artista 2012-2013 da Unicamp, a sonoplastia do espetáculo “Não nos Basta-Da Abismologia o Indigesto” e participou no projeto “Entre o Óbvio e o Nunca Visto”, contemplado pelo prêmio PROAC-2017 como responsável na pesquisa, seleção e execução/improvisação ao vivo das diferentes trilhas sonoras que acompanharam cada apresentação.

Informações do evento

Datas e Horários:
24 de outubro de 2025 até 25 de outubro de 2025 20:00 às 21:00 - Sexta-Feira 20:00 às 21:00 - Sábado

Valor: R$ 18,00 a R$ 30,00

Acessibilidade: Com Acessibilidade

Capacidade de pessoas: 330

Telefone para contato: (11) 2971-8701

Site: https://www.sescsp.org.br/programacao/ate-quando/

E-mail: [email protected]

Formato do Evento: Presencial

Local: Sesc Santana

Endereço: Avenida Luiz Dumont Villares, 579 - São Paulo / SP - 02085-100

Localização: