Crédito da foto: Gilberto Goulart

A Cia Ananda de Dança Contemporânea apresenta aos moradores de Contagem o espetáculo “Andanças Urbanas”, que une dança e música em interação com o espaço urbano e com o público. O projeto propõe o deslocamento dos artistas por diferentes praças da cidade, transformando e ressignificando esses espaços. Serão três apresentações gratuitas, cada uma com caráter único, pois a interação com cada local e com o público presente fará a diferença na composição do espetáculo.

“A valorização da diversidade de corpos e estéticas, princípio fundamental para a Cia Ananda, está presente na criação, que reúne pessoas com diferentes vivências, identidades e trajetórias. São corpos que se expressam artisticamente com suas potências singulares, atravessados por diferentes modos de existir, perceber e se mover no mundo”, explica a diretora do espetáculo, Anamaria Fernandes.

A criação de “Andanças Urbanas” combina coreografias e performances pré-estruturadas, adaptáveis a diferentes espaços, com ferramentas que permitem a criação instantânea a partir dos elementos físicos, ambientais e humanos. O trabalho também aborda acessibilidade e diversidade:

Sendo um espetáculo itinerante, a acessibilidade se impõe como um desafio estrutural — não apenas logístico, mas ético e político. A criação se constrói na relação direta com o espaço e com o público presente, como experiência viva e coletiva. É nesse encontro que se afirmam outras formas de estar, de mover e de ocupar o comum. A obra propõe um olhar crítico, sensível e lúdico sobre a diversidade dos corpos e os lugares que ocupam — com suas diferenças — nos espaços públicos e na vida em sociedade, “destaca Anamaria Fernandes.

Referências de criação

O espetáculo se inspira em duas experiências anteriores da diretora. A primeira, “Corpo/espaço/paisagem”, foi realizada na França com o artista Nicolas Lelièvre e resultou nos vídeos-dança “Lugares” (Lisboa, Bienal de Dança, 2009) e “Percursos Urbanos” (Cia Quik de Dança, 2010). A segunda experiência vem do espetáculo “Croche-pieds”, da companhia francesa Hydragon, no qual Anamaria participou do processo de criação, realizando mais de 100 apresentações na França e na Espanha. Este trabalho, com uma pitada de clown, entrelaça composição e improvisação a partir da arquitetura específica de cada lugar e da composição das pessoas presentes no espaço.

Acessibilidade

O projeto “Andanças Urbanas” foi elaborado para atender ao maior número possível de pessoas. As praças escolhidas possuem acessibilidade em grande parte de suas áreas, e os locais para as performances são pensados para que o público possa vivenciar o espetáculo por completo. Todas as apresentações contarão com intérprete de LIBRAS, que traduzirá músicas e receberá o público surdo. A equipe de produção será preparada para atender às necessidades de acesso do público, e a divulgação incluirá informações sobre os recursos de acessibilidade disponíveis nas apresentações.

Contrapartida

A Cia Ananda acredita que compartilhar o processo de criação com o público aprofunda a compreensão e a apreciação do trabalho artístico. Um dia antes do início das apresentações, será realizada uma roda de conversa online, com a presença de toda a equipe artística, técnica e de produção. Serão discutidos o tema, o conceito, o processo de ensaio, os desafios e as escolhas artísticas, além de convidar o público a vivenciar o espetáculo nos espaços públicos. A conversa terá duração de uma hora, ocorrerá antes da estreia e ficará disponibilizada no canal do YouTube da Cia Ananda, com classificação livre.

Sobre a Cia Ananda de Dança Contemporânea

Fundada em 2017 por Anamaria Fernandes e outros 20 artistas, a Cia Ananda é um grupo que promove espetáculos de dança contemporânea, oficinas, formações, palestras e filmes, sempre com foco na estética da diferença e da diversidade. A companhia investiga gestos, vocalidades, autoralidade, encontro, compartilhamento e acessibilidade, com atenção especial aos públicos que enfrentam dificuldades de acesso a direitos culturais e sociais.

SERVIÇO

Contrapartida – Roda de Conversa Online

Processo de criação do espetáculo Andanças Urbanas

Canal do YouTube da Cia Ananda

Data: 21 de novembro de 2025 | Horário: 20h – 21h

Apresentações do espetáculo Andanças Urbanas

● Praça da Jabuticaba

Endereço: Av. Pref. Gil Diniz – Nossa Sra. do Carmo – Sede, Contagem – MG, 32017-230

Data: 22 de novembro de 2025 | Horário: 10h – 11h

● Praça Marília de Dirceu

Endereço: Praça Marília de Dirceu – Inconfidentes, Contagem – MG, 32260-220

Data: 22 de novembro de 2025 | Horário: 16h – 17h

● Praça da Glória

Endereço: Praça Nossa Sra. da Glória – Eldorado, Contagem – MG, 32315-120

Data: 23 de novembro de 2025 | Horário: 10h – 11h

Ficha técnica

Direção Artística: Anamaria Fernandes

Artistas da Dança: Duna Dias, Eduardo Henrique, Natalia Candido, Rafael Blaytner e Samuel Carvalho

Músicos: Alcione Oliveira, Dudu Amendoeira e Vanessa Aiseó

Trilha Sonora: Alcione Oliveira, Dudu Amendoeira e Vanessa Aiseó

Intérprete de Libras: Luana Sales

Produção Executiva: Rafael Blaytner e Samuel Carvalho

Produção Artística: Samuel Carvalho

Figurinista: Daise Guimarães e Cie. Hydragon

Registro fotográfico e vídeo: Gilberto Goulart

Gestão de Mídias: Samuel Carvalho e Vitor Drumond

Comunicação

Telefone:

31 99181-4525 (Samuel Carvalho – Produtor Executivo)

31 99780-9652 (Anamaria Fernandes – Diretora Artística)

Site: ciaananda.com.br

Facebook: https://m.facebook.com/anandacompanhia

Instagram: https://www.instagram.com/ciaananda

Youtube: https://www.youtube.com/c/CiaAnanda

Linktr.ee: https://linktr.ee/ciaananda

Informações do evento

Datas e Horários:
22 de novembro de 2025 até 23 de novembro de 2025 10:00 às 11:00 - Sábado 16:00 às 17:00 - Sábado 10:00 às 11:00 - Domingo

Entrada Gratuita

Classificações: livre

Acessibilidade: Com Acessibilidade

Capacidade de pessoas: 100

Telefone para contato: (31) 99181-4525

Site: https://www.instagram.com/ciaananda

E-mail: [email protected]

Formato do Evento: Presencial

Local: Praças da Cidade de Contagem - Praça Jabuticaba - 22/11/25 - 10h às 11h / Praça Marília de Dirceu - 22/11/25 - 16h às 17h / Praça da Glória - 23/11/25 - 10h às 11h

Endereço: Praça Marília de Dirceu, S/N - Contagem / MG - 32260220

Localização: