Inspirada no conhecimento e na cosmovisão do povo indígena Kaingang, a bailarina e mestra em antropologia social Geórgia Macedo idealizou, ao lado de Iracema Gah Teh e Angélica Kaingang, o espetáculo de dança contemporânea “Água redonda e comprida”. Água redonda e comprida” foi contemplado pelo Edital de Cultura Sesc RJ Pulsar.
Em cena, Geórgia Macedo divide o palco e a criação das coreografias com a bailarina Nayane Gakre Domingos, pré-adolescente indígena Kaingang. Neste encontro, as intérpretes brincam e criam movimentos orgânicos e intuitivos por meio de jogos e também a partir da interação com objetos, criando imagens coreográficas fluidas. O cenário remete ao movimento das águas e se transforma ao longo do espetáculo, trazendo histórias que foram apagadas por séculos. A trilha sonora é de Thiago Ramil, e Isabel Ramil está à frente do figurino e da cenografia. A bailarina Camila Vergara assina a direção de movimento e Kalisy Cabeda, a direção cênica.
Em 2015, Geórgia começou a pesquisar a educação, a territorialidade e a cosmologia Kaingang durante o seu mestrado em antropologia social na UFRGS. “Na época, conheci a Angélica Kaingang, mãe da Nayane [então com apenas 5 anos], que foi a minha primeira professora indígena. Foi ela quem me apresentou à liderança política e espiritual Iracema Gah Teh.” Angélica e Iracema fazem a orientação cênica do espetáculo.
Informações do evento
Datas e Horários:
20 de fevereiro de 2025
até 23 de fevereiro de 2025
19:00 às 20:00 -
Quinta-Feira
16:00 às 17:00 -
Sábado
16:00 às 17:00 -
Domingo
Valor: R$ 5,00 a R$ 20,00
Classificações: livre
Acessibilidade: Com Acessibilidade
Capacidade de pessoas: 205
Site: https://youtu.be/_IivonleaJs
E-mail: paula.catunda@gmail.com
Formato do Evento: Presencial
Local: Sesc Tijuca
Endereço: Rua Barão de Mesquita, 539, Teatro 1 - Rio de Janeiro / RJ - 20540-001
Localização: