“Afetos” questiona comportamentos que nos formam e de cuja fôrma dificilmente saímos. O espetáculo traz à cena caretas e gestos dos quais teríamos normalmente vergonha, que escondemos por trás dos comportamentos adequados. São encenadas ações que não nos permitimos fazer, como atacar, deglutir, montar, destrinchar, preencher orifícios, pintar, modificar, destruir, manipular, prender e soltar.

Aos poucos, as figuras normais e cotidianas dos bailarinos dá lugar a figuras mascaradas. São bexigas nas narinas, elásticos e canudos nas têmporas e na testa, pedaços de algodão colados com fita crepe no rosto, pasta d’água que emaranha os cabelos, tintas diversas que pintam as peles, olhos cobertos por botões. Um objeto parece solicitar outro e assim por diante, em jogos de manipulação que beiram a brincadeira, mas também o par sadismo-masoquismo das relações muito íntimas (casais, amigos, irmãos, amantes).

De seres humanos, os intérpretes tornam-se imagos – segundo a psicanalista Melanie Klein, são representações figurativas, presentes no campo das fantasias, capazes de evocar afetos, como se tivessem vida própria. Os seres que se constroem no palco parecem extrojeções de imagens fantasmáticas, por isso seu aspecto inquietante.

Como estrutura conceitual, Afetos se debruça sobre o estudo psicanalítico de Klein a respeito das fantasias. Para ela, as mentes consideradas como normais, assim como as mentes neuróticas, perversas ou psicóticas possuem fantasias. E isso ocorre em todas as faixas etárias. As fantasias continuam presentes na idade adulta, mesmo que elas se manifestem de forma menos clara do que na infância.

“Afetos” brinca com a capacidade da arte de indiscriminar entre realidade interna e externa, entre si e o outro, entre o real e o fantasiado.

Ficha técnica
Concepção e direção: Juliana Moraes
Criação: Juliana Moraes, Gabriel Tolgyesi e Talita Florêncio
Interpretação: Gabriel Tolgyesi e Talita Florêncio
Concepção de figurinos: Juliana Moraes
Produção: Complementar Produções
Apoio: Departamento de Artes Corporais da Unicamp

No dia 29 de abril é celebrado o dia internacional da dança. Com o intuito de evidenciar formas de dançar e incentivar o público a apreciar a dança, o eixo programático “Abril, mês da dança” traz três vertentes da dança que mostram a versatilidade da linguagem, sendo uma dança popular de cunho ritualístico, uma dança pop com o jazz e uma dança contemporânea de forte pesquisa gestual.

Informações do evento

Datas e Horários:
25 de abril de 2023 até 28 de abril de 2023 19:30 às 20:30 - Terça-Feira 19:30 às 20:30 - Quarta-Feira 19:30 às 20:30 - Quinta-Feira 19:30 às 20:30 - Sexta-Feira

Valor: R$ 10,00 a R$ 30,00

Classificações: 14 anos

Acessibilidade: Com Acessibilidade

Site: https://www.sescsp.org.br/programacao/afetos/

Formato do Evento: Presencial

Local: Sesc Vila Mariana

Endereço: Rua Pelotas, 141, até 299/300 - São Paulo / SP - 04012-000

Localização: