Crédito da foto: Juan Espinoza

A condição psicopatológica que ficou conhecida como “histeria coletiva” é pesquisada pela Cia. Fragmento de Dança em Acaso Caos. O espetáculo, com concepção, coreografia e direção de Vanessa Macedo, tem sua temporada de estreia no Centro Cultural Olido, de 3 a 13 de abril, com apresentações de quinta a sábado, às 19h, e aos domingos, às 17h. 

Em cena, estão Dayana Brito, Diego Hazan, Gabriela Ramos, Leticia Almeida, Maitê Molnar, Peter Levi, Prudy Oliveira e a própria Vanessa Macedo. O espetáculo faz parte do projeto ‘’Acaso Caos – 21 anos da Cia Fragmento de Dança’’ – contemplado pelo edital n°  20/2023 da Lei Paulo Gustavo.

“A proposta coreográfica se desenvolveu partindo da ideia de contágio. Como nossos gestos, ações e comportamentos contagiam uns aos outros e o que isso diz sobre nós e sobre nossas formas de partilhar um ambiente comum”, comenta Macedo. 

Partindo da hipótese de que essa “histeria coletiva”, hoje chamada “doença psicogênica de massa”, pode ser disparada em ambientes muito opressivos, o espetáculo questiona: o que isso diz sobre situações da nossa modernidade?

Pessoas que dançam até morrer, freiras que miam como se fossem gatos, crianças que não conseguem parar de rir. No que esses episódios se assemelham? Fatos que foram conhecidos como “histeria coletiva” no qual as pessoas contaminam umas às outras com seus estados corporais.

A composição coreográfica, portanto, parte dessas articulações para construir um espaço que funde passado, presente e futuro. Quase como um passeio pela Idade Média que se relaciona de forma distópica com a contemporaneidade.

Sobre a Cia. Fragmento de Dança

Há mais de 20 anos, a Cia Fragmento de Dança pesquisa representações e performatividades do feminino. São dramaturgias interessadas nas narrativas de si numa dimensão política. Não se trata somente de uma pesquisa estética, mas, igualmente, de tornar visível o debate relacionado à mulher, na arte e na vida.

Sob a direção de Vanessa Macedo, a companhia é um núcleo artístico de pesquisa e produção em dança contemporânea, sediado na cidade de São Paulo, desde 2002. Possui 24 trabalhos artísticos em seu repertório, com os quais foi contemplada pelos principais editais de dança. Tem uma intensa atuação na capital paulista, participando constantemente de festivais nacionais e internacionais, além de inúmeras indicações e prêmios.

Sinopse

O espetáculo investiga a ideia de contágio em episódios que ficaram conhecidos como “histeria coletiva”, atualmente chamada de “doença psicogênica de massa”. Partindo da hipótese de que essa psicopatologia pode ser disparada em ambientes muito opressivos, o que isso diz sobre situações da nossa modernidade? A composição coreográfica é quase como um passeio pela Idade Média que se relaciona de forma distópica com a contemporaneidade.

Ficha Técnica

Concepção, coreografia e direção: Vanessa Macedo

Assistência de direção: Maitê Molnar

Assistência coreográfica: Diego Hazan e Maitê Molnar 

Elenco: Dayana Brito, Diego Hazan, Gabriela Ramos, Leticia Almeida, Maitê Molnar, Peter Levi, Prudy Oliveira e Vanessa Macedo

Direção Musical, trilha sonora e percussão: Lua Oliveira

Violoncelo: Mateus Macedo

Preparação corporal: Sérgio Galdino e Vanessa Macedo

Colaboradoras / corpo e voz : Norma Gabriel  e Paula Petreca

Designer de luz: Pipe Oliveira

Figurinos e adereços: Daíse Neves 

Designer gráfico: Leticia Mantovani

Produção: Luciana Venancio (Movicena Produções)

Assessoria de imprensa: Pombo Correio

Esta ação faz parte do projeto ‘’Acaso Caos – 21 anos da Cia Fragmento de Dança’’ – contemplado pelo edital n°  20/2023 da Lei Paulo Gustavo.

Serviço

Acaso Caos, com a Cia. Fragmento de Dança

Temporada: 3 a 13 de abril*, de quinta a sábado, às 19h, e aos domingos, às 17h

*Dias 10, 11 e 13, sessões com audiodescrição

Centro Cultural Olido – Sala Paissandu – Av. São João, 473, Centro, São Paulo

Ingressos: grátis, distribuídos uma hora antes de cada sessão

Duração: 60 minutos
Classificação: 16 anos

Capacidade: 139 lugares

Acessibilidade: sala acessível para cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida

Informações do evento

Datas e Horários:
3 de abril de 2025 até 13 de abril de 2025 19:00 às 20:00 - Quinta-Feira 19:00 às 20:00 - Sexta-Feira 19:00 às 20:00 - Sábado 17:00 às 18:00 - Domingo

Entrada Gratuita

Classificações: 16 anos

Acessibilidade: Com Acessibilidade

Capacidade de pessoas: 139

Formato do Evento: Presencial

Local: Centro Cultural Olido

Endereço: Avenida São João, 473 - São Paulo / SP - 01035000

Localização: