Ingressos: Pague Quanto Puder | PIX 13074644/0001-76 | E no teatro, pelo QR-Code ou na caixinha

Depois de alguns anos de pesquisa, ensaios e produção, a atriz-dançarina Maria Lúcia BrancoTomé estreou, em Santo André, o espetáculo solo de Teatro- Dança, A Dita Consequência a Duras Penas de Ontem e Hoje, do Núcleo CInA (Corpus Infinitus na Arte), com a parceria do provocador e dramaturgista André Castelani. Dando continuidade ao trabalho, realiza apresentação única no Satyrianas 2023.

O trabalho partiu da percepção, indignação e desejo de mostrar a repressão da ditadura militar, do sistema patriarcal e machista sobre os corpos femininos. Maria Lúcia pesquisou o teatro documentário (Erwin Piscator), dança-teatro (Pina Bauch e Kazuo Ohno) e Rudolf Laban compondo assim a partitura cênica dramatúrgica sob o olhar de Castelani.

A artista Maria Lúcia BrancoTomé desenvolve pesquisas no universo do corpo- em-cena, corpo-movimento, corpo-palavra e traz, no solo, um processo investigativo no qual retrata diversas situações vivenciadas por tantos outros corpos femininos numa sociedade amorfa e conservadora ao longo de décadas.

A atriz-dançarina coloca no palco, poeticamente, movimentos e palavras que reverberam a voz de mulheres torturadas, não só durante o período de exceção, mas também das mulheres que continuam reprimidas por grande parte da sociedade brasileira, a qual se cala e aceita a distopia contemporânea.

Sinopse

Um corpo permeado de sensações traça no Espaço Cênico uma trajetória – vivência de tantas outras mulheres angustiadas e violentadas. Um corpo invólucro, em tecidos, que movimenta, narra e navega por desenhos gestuais e palavras de exceção, que afloram consequentes questionamentos trazendo à tona desejos e utopias recalcadas por um sistema controlador.

Minicurrículo

Maria Lúcia BrancoTomé é atriz, dançarina e pós-graduada em Dança e Consciência Corporal pelas Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU). Iniciou seus estudos em Dança e Teatro na cidade de Piracicaba. Em 1991, muda para São Paulo e continua suas pesquisas. Estudou no INDAC, EDASP, CRDSP, Teatro Vento Forte, TAPA, Balé Ismael Guiser, entre outros. Ao longo de sua trajetória, atua como atriz e dançarina em diversas companhias e como professora, oficineira e Artista Orientadora (AO) de Dança e Teatro na cidade de São Paulo e região. Atualmente mergulha no estudo do movimento para a cena. https://www.facebook.com/lucia.branco.92; @malu.branco63.

  

Ficha Técnica

Criação, texto e atuação: Maria Lúcia BrancoTomé Provocador e dramaturgista: André Castelani Criação de luz: Renato Mendes

Fotografia: Nayra Barros

Técnico de Luz: Lucas Profírio

Técnico de som: Nayra Barros Figurinista: Caio Franzolin

Cenógrafo: Caio Marinho

Edição de áudio: Thiago Marques Assessoria de Imprensa: Evinha Sampaio Designer gráfico: Bruna Gabrille Logomarca: Douglas Litaldi

Produção e realização: Núcleo CInA (Corpus Infinitus na Arte) e Cooperativa Paulista de Teatro. 

Informações do evento

Datas e Horários:
12 de outubro de 2023 17:30 às 18:30 - Quarta-Feira

Entrada Gratuita

Classificações: 14 anos

Acessibilidade: Com Acessibilidade

Formato do Evento: Presencial

Local: Galeria Olido

Endereço: Avenida São João, 473, até 649 - lado ímpar - São Paulo / SP - 01035-000

Localização: