Sobre o “A Borboleta e o Cubo de Vidro”, o gatilho para criação desse espetáculo solo de dança flamenca contemporânea, com criação, direção e interpretação da bailarina Ale Kalaf, se deu a partir do contato da artista com uma pesquisa da antropóloga Mirian Goldenberg, na qual ela pergunta a 5 mil homens e mulheres o que eles mais invejavam no gênero oposto. E as respostas, serviram como uma faísca em terreno seco. Para encarnar esse problema, deixar emergir a dramaturgia no corpo e trazer à superfície novas tessituras cênicas, se fez inevitável que a intérprete criadora entrasse em contato com a sua própria biografia, e a partir dos elementos que surgiram deste processo se apropriou de suas escolhas como ferramentas de criação. Escolheu ser livre até mesmo da própria linguagem, trazendo para a cena partituras de improviso e coreografias que distorcem, desassociam, violam a fidelidade à tradição da dança flamenca buscando lealdade apenas à sua expressão.
O espetáculo, como um processo de pesquisa, parte então como um contraponto para as inúmeras tentativas de reduzir uma jovem a nada. É a comemoração de uma sobrevivência e não de uma derrota. Dançar uma história, não por achá-la excepcional, mas sim, porque ela é absolutamente comum e onipresente. Usar o palco como uma plataforma para mergulhar dentro, afrouxando a corda tensa da vigilância que não permite acessar a realidade das memórias.
FICHA TÉCNICA Concepção, criação, direção e interpretação: Ale Kalaf; Dramaturgia: Nathalia Catharina; Preparação corporal e fisicalidade: Patricia Bergantin e Adriana Nunes; Provocação artística, treino do ator, fala e dança-teatro: Daniella Nefussi; Light design: Miló Martins; Técnica de luz: Fernanda Guedella; Técnica de som: Cecília Luss; Cenografia: Karina Diglio; Figurinos: Cida Andrade; Trilha sonora original: Letícia Malvares; Gravação, captação e edição trilha sonora: Estúdio Loop; Audiovisual: Paula Mercedes; Fotografia: Ana Nicolau Saldanha; Psicóloga, Psicanalista e mestre em Saúde Pública: Lígia Polistchuck; Comunicação: Maria Luiza Paiva; Produção: Cau Fonseca e AnaCris Medina
Informações do evento
Datas e Horários:
31 de março de 2023
20:00 às 21:00 -
Sexta-Feira
Entrada Gratuita
Classificações: livre
Acessibilidade: Sem Acessibilidade
Formato do Evento: Presencial
Local: SESI Ribeirão Preto
Endereço: R. Dom Luís do Amaral Mousinho, 3465 - Ribeirão Preto / SP