Crédito da foto: Ian Muntoreanu

5ª edição do Àwárí celebra ancestralidade, partilha e aquilombamento em três dias de intercâmbio no IEB-USP

A 5ª edição do Àwárí (Seminário de Cultura Popular de Matrizes Africanas), encerrou suas atividades no Instituto de Estudos Brasileiros da USP (IEB-USP) após três dias intensos de mesas-redondas, palestras, oficinas e apresentações que mobilizaram um público vibrante, participativo e profundamente engajado. Realizado entre 24 e 26 de novembro de 2025, o evento reuniu artistas, pesquisadores, mestres da cultura, estudantes e público geral em um encontro marcado pela troca, pela reflexão e pela celebração das ancestralidades afro-brasileiras.

Com o tema “Aquilombamentos”, inspirado no pensamento de Abdias do Nascimento, o seminário proporcionou espaços de escuta e construção coletiva, reafirmando o Àwárí como um território de resistência, afeto e memória viva. As atividades contaram com um público altamente ativo, que contribuiu para discussões profundas e ampliou diálogos entre diferentes áreas das artes e dos saberes de matrizes africanas.

Em 2025, o evento reforçou seu compromisso com a inclusão ao oferecer acessibilidade em libras e tradução simultânea do francês e do espanhol para o português, ampliando a participação e garantindo que mais pessoas pudessem acompanhar, compreender e se conectar com cada momento da programação.

Entre os convidados internacionais, destacou-se o palestrante Tidjani Abou, promotor cultural de Ouidah (Benim) e criador da Cô-wéwé: Residência de Artistas e Artesãos, espaço intercultural dedicado ao intercâmbio e à promoção da arte africana. Tidjani falou sobre seu trabalho artístico/cultural e emocionou o público com sua visão sensível sobre a arte e a vida.

O artista beninense Tidjani disse: “Minha arte é a vida. É ela que me dá motivos para viver e tranquilidade. Vivo em lugares que tem arte. Sou contente, feliz porque tenho a arte.” E dessa forma o seminário encerrou suas atividades com maestria e muita partilha de conhecimentos.

Oficinas, performances e mesas temáticas completaram uma programação marcada por artistas que souberam tocar profundamente os caminhantes que passaram pelo seminário, conectando tradição, contemporaneidade, corpos, memórias e afetos.

O sucesso desta edição confirma o Àwárí como um dos principais encontros dedicados à cultura popular de matrizes africanas no país, fortalecendo redes, valorizando trajetórias e reafirmando o compromisso com a preservação e a celebração das raízes que sustentam a arte negra no Brasil. Segundo Luiz Anastácio diretor do grupo Ewé e organizador do seminário: “A 5º Edição do Àwárí foi um verdadeiro quilombo vivo, pulsante e afetivo”.

Joyce Silva

 

Informações do evento

Datas e Horários:
24 de novembro de 2025 até 26 de novembro de 2025 13:00 às 22:00 - Segunda-Feira 13:00 às 22:00 - Terça-Feira 13:00 às 22:00 - Quarta-Feira

Entrada Gratuita

Classificações: 14 anos

Acessibilidade: Com Acessibilidade

Capacidade de pessoas: 70

Telefone para contato: (11) 99109-3447

Site: https://www.ewegrupo.com/awari-edicoes

E-mail: [email protected]

Formato do Evento: Presencial

Local: Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de São Paulo (IEB USP)

Endereço: Avenida Professor Luciano Gualberto, 78 - São Paulo / SP - 05508-010

Localização: