O novo trabalho do Projeto Mov_oLA, dirigido pelo coreógrafo e videomaker Alex Soares, coloca novamente um filme clássico como ponto de partida para mergulhar nos seus dez anos de trajetória. Em 10 anos em 8 e meio, Soares usa o filme 8 e ½ (1963), de Federico Fellini (1920-1985), para buscar formas de entrelaçar dança e cinema.

Como aconteceu em Devolve 2 horas da minha vida, coreografia que estreou em 2016 (vencedora do prêmio APCA de melhor espetáculo), inspirada em Janela Indiscreta (1954), de Alfred Hitchcock (1899-1980), o novo espetáculo evoca cenas de diferentes coreografias para revisitar sua atuação.

Contemplado pela 24ª edição do Programa Municipal de Fomento à Dança, o espetáculo estreia dia 21 de novembro, às 21h. Os ingressos são gratuitos e serão distribuídos apenas pelo Mov_oLApp. O púbico só saberá o local da apresentação quando pedir e receber a confirmação de seu convite.  Os espetáculos seguem até o dia 15 de dezembro.   

O título do filme de Fellini é uma referência ao número de trabalhos que o diretor já havia rodado até então, o “meio” se refere a sua participação em Amore in Città (1953), composto por episódios de diferentes diretores. Em 8 ½, Marcello Mastroiani (1924-1996) é Guido Anselmi, um cineasta de grande sucesso em crise de inspiração. Perdido em um alucinante set de filmagem, dirige cenas de sua própria vida, em que personagens surgem de suas memórias e fantasias: o pai, a mãe, as diversas mulheres, o produtor, a igreja, as prostitutas, amigos e desafetos. Tudo embalado pela trilha de Nino Rota.

É com esse olhar para rever sua história e suas criações, que a nova coreografia também se aproxima do filme de Fellini. “A pesquisa se apropria da premissa do filme para tentar de alguma maneira conciliar os conflitos de todas as criações anteriores do Projeto Mov_oLA em uma nova obra”, afirma Alex Soares. Curiosamente, este novo trabalho também é a oitava criação do Projeto Mov_oLA e, considerando as videodanças como curtas, 10 anos em 8 e meio também tem esta marca, 8 e ½.

A ideia de Soares é trazer para a cena um ambiente onde realidades se fundem –  a camada da criação de uma peça de dança se funde com a própria cena apresentada. “Como no filme, sondamos as coreografias, como elas se transformaram no que foram apresentadas, com suas qualidades e seus defeitos”, revela o diretor.

Também como no trabalho anterior do Mov_LA, Devolve 2 horas da minha vida, em 10 anos em 8 e meio o uso do Mov_oLApp é parte do projeto. Dessa vez, o ingresso é solicitado pelo aplicativo e o público recebe as instruções do local por ele. “A proposta é ampliar a discussão sobre o uso das mídias sociais e de como nossos dados são usados por algoritmos”, diz Alex Soares. Para completar essa ideia, as informações das redes sociais fazem parte da criação.0 anos em 8 e meio conta cenários de Wilson Aguiar, figurinos de Cassiano Grandi e trilha de Alex Soares a partir do original. 


Ficha técnica espetáculo: Direção e Concepção: Alex Soares | Elenco: Gleysson Moreira, Gulherme Riku, Maria Basulto e Wilson Aguiar | Bailarinos Convidados: Caroline Zitto, Natasha Takahashi e Victoria Cavalcante | Trilha sonora e Vídeos: Alex Soares | Design de Luz: Alexandre Zullu | Cenário: Wilson Aguiar | Figurino: Cassiano Grandi | Operação de Luz: Alexandre Zullu | Videodança 360o VR: Alex Soares e elenco | Manutenção e hospedagem app: Appmachine | Fotografia: Clarissa Lambert | Produção Executiva: Leo Mattos | Filemon 7 Produção Ltda. | Assessoria de Imprensa: Flavia Fontes Oliveira | Dialeto Arte e Comunicação | Marketing Digital: Ventuna Digital 

Informações do evento

Datas e Horários:
21 de novembro de 2019 até 15 de dezembro de 2019 19:00 às 20:10 - Domingo 21:00 às 22:10 - Quinta-Feira 21:00 às 22:10 - Sexta-Feira 21:00 às 22:10 - Sábado

Entrada Gratuita

Classificações: 14 anos

Acessibilidade: Sem Acessibilidade

E-mail: dialetoarte@gmail.com

Formato do Evento: Presencial

Local: Mov_oLApp (baixar o app)

Endereço: São Paulo, Brasil