
PROJETO ARTE NAS RUAS - Intervenções Artísticas / Credenciamento 004_Edital 026_2023

widgetWhiteLabel.inscricoesContinuas
parecer.sobre
O projeto de intervenções artísticas "ARTE NAS RUAS" visa atender a demanda de artistas da cidade por locais onde realizar intervenções artísticas de arte urbana, disponibilizando espaços alternativos, como praças, largos, parques, casas de cultura, escolas e outros espaços públicos para a realização destas atividades.
Criado em 2019 este é um projeto de difusão que complementa as ações culturais e em conjunto com as Casas de Cultura e espaços parceiros, atende aos territórios e a comunidade, tendo como diretriz central a difusão das ações culturais no município.
Os artistas interessados são credenciados por edital próprio e as propostas habilitadas para contratação, são classificadas por tipo, conforme previsto no edital e os artistas são convocados para a prestação dos serviços, conforme demanda de programação estabelecida pela instituição.
Cabe exclusivamente a FCCR, por meio da coordenação de projetos, definir o tipo de apresentação a ser atribuída, conforme o perfil e direcionamento artístico de cada território e espaço que receberá a programação.
O objetivo é viabilizar o acesso da população a programas artísticos de qualidade, divulgando as ações de arte urbana, que se manifestam por meio destas intervenções artísticas realizadas em ambientes públicos que interagem diretamente e de forma orgânica com os indivíduos presentes ou que passam pelo local, propiciando a interação do artista diretamente com o público, onde são realizadas diversas modalidades com a finalidade de entretenimento e difusão cultural.
A inscrição é gratuita e aberta a participação de quaisquer interessados, artistas de rua com propostas de Arte Urbana/ Street Art, que atendam as condições do edital de credenciamento, representados por pessoa jurídica ou MEI, cujo objetivo social seja compatível com o edital.
O projeto prevê o credenciamento de propostas individuais (solo) de intervenções artísticas nos estilos: Acrobacia; Equilíbrio; Malabares; Palhaçaria; Cosplay; Teatro; Dança; Literatura; Música; Grafismo.
Serão aceitas como propostas de intervenção:
- Apresentação musical, instrumental ou com vocal, autorais ou intérprete; em qualquer estilo de música;
- Manifestações da cultura hip hop (DJ, MC, Rapper, Bboys, Bgirls, Slam e outros)
- Cenas curtas, leitura dramática de roteiro, performance teatral ou de dança em qualquer estilo;
- Leitura e interpretação poética, narração/contação de histórias e outras formas de expressão ligadas à literatura.
- Intervenções de pintura mural, grafite e outros ligadas as artes visuais.
No caso das intervenções de arte visual, o meio físico (local ou tela) e a área de intervenção será acordada com o artista, considerando a viabilidade do espaço e os custos.
O valor a ser pago pela intervenção, com duração de 60 minutos, será de R$45,00 (quarenta e cinco reais).
As despesas com deslocamento de pessoas e materiais, tais como instrumentos, cenários e outros, serão custeadas pelo artista, estando incluída no valor proposto na atribuição.
Caso necessária a complementação de rider ou materiais específicos, as condições serão informadas no ato convocatório da atribuição.
As propostas inscritas devem preencher o formulario na íntegra e apresentar vídeo com duração mínima de 10 minutos, mostrando o artista realizando a intervenção em formato presencial, local aberto (rua ou praça), caracterizado com figurino e maquiagem na forma da proposta. E todas as propostas devem apresentar roteiro musical ou descrição da apresentação artística.
Cada artista credenciado poderá fazer a escolha dos serviços respeitando a ordem de classificação homologada, até o limite de 30 horas mensal. A demanda será apresentada individualmente ou em blocos de prestação de serviços, conforme necessidade da Administração e visando melhor distribuição dos serviços entre os credenciados.
Os locais, dias e horários das atividades que definem a contratação dos credenciados serão divulgados em convocatória pública para atribuição, de acordo com a demanda que é definida pela Coordenação dos espaços e quantidade de inscrições dos interessados.
O credenciado classificado em primeiro lugar indica a demanda que poderá atender e passa a demanda restante ao próximo classificado e segue pela ordem de classificação, sucessivamente, até o último classificado dos credenciados presentes na atribuição.
Havendo demanda ainda, retorna ao início da lista de classificação e poderá ser atribuído ao interessado que tiver disponibilidade, neste caso, poderá ultrapassar o limite de 30 horas mensal.
A demanda estimada é de aproximadamente 600 horas/intervenção mensal que necessita de, no mínimo, 20 artistas para atender e considerando a execução de 10 meses de projeto equivale a 6.000 horas de intervenção.
As demandas destinam-se ao atendimento da comunidade e a programação cultural da cidade e poderá não atender a todas as áreas, bem como, todos os profissionais credenciados, sendo facultado ao credenciado, aceitar a contratação ou desistir e aguardar nova convocação.
O credenciado fica ciente que as intervenções para as quais não tenha disponibilidade de atendimento serão atribuídas aos credenciados remanescentes pela ordem decrescente de classificação até esgotar a demanda.
A homologação do credenciamento não estabelece obrigação da Fundação Cultural Cassiano Ricardo efetuar qualquer contratação, constituindo apenas cadastro de prestadores de serviços aptos a atenderem às demandas, quando houver.
Os inscritos declaram ciência das condições deste edital e comprometem-se a comparecer na prestação de serviços credenciada, independente de local de residência ou de recebimento de valores de qualquer título.
As inscrições deverão ser feitas exclusivamente através desta plataforma.
As informações são de inteira responsabilidade do interessado, sendo considerado inabilitado, quando não preencher os dados de forma completa e correta. Bem como, a inscrição não recebida por motivos de ordem técnica de computadores, falhas de comunicação, congestionamento das linhas de comunicação, bem como outros fatores que impossibilitem a transferência de dados e recebimento de informações, que desclassificam o proponente.
parecer.tipos-empreendedores-cadastrar
-
person
parecer.pessoa-juridica-com-fins-lucrativos
-
person
parecer.pessoa-juridica-sem-fins-lucrativos
form.oportunidade.total-disponivel

R$ 270.000,00
parecer.locais-atuacao
cidades:
-
location_on
São José dos Campos - SP
parecer.area-atuacao
-
area.area_3
parecer.sub-area
-
cultura.sub_1
-
cultura.sub_2
-
cultura.sub_3
-
cultura.sub_4
-
cultura.sub_5
-
cultura.sub_9
-
cultura.sub_11
-
cultura.sub_16
parecer.publico-alvo
-
publico.publico_10
parecer.ods